15ª POSIÇÃO - O SENHOR DOS ANÉIS (2001 - 2003)
Já
tentou contar quantos clones desse filme já foram feitos? com exércitos
digitais, personagens digitais interagindo absurdamente com cenários
reais e atores, e ainda cenários em miniatura com cenários digitais,
tudo junto com um roteiro já conhecido e amado por muitos desde 1955, o
filme une tudo isso como se fosse a coisa mais natural do mundo, essa é
definitivamente a única época em que o cinema poderia de verdade levar
os livros da saga do anel ás telas sem abrir mão de recursos que
poderiam ser visualmente impossíveis de se conseguir
14ª POSIÇÃO - MATRIX (1999)
Se
tornando um marco não apenas pelo efeito bullet time mas pelas roupas e
pelo teor filosófico, todo filme de ação hoje é um tipo de matrix,
figurinos escuros estão na moda entre os super heróis que perceberam que
o único modo de serem levados a sério é clonar Keanu Reeves
13ª POSIÇÃO - TOY STORY (1995)
Vamos
supor que o brasileiro 'Cassiopeia' tivesse conseguido chegar aos
cinemas antes de Toy story, acidentes atrasaram a produção do filme que
não era tão impressionante quanto a produção da pixar, poderia ser o
primeiro longa metragem de animação cgi mas não seria o mais perfeito,
plástico , papel, tecido, qualquer coisa em toy story (tirando os
humanos) beira ao realismo pelo qual lhe garantiu um oscar se tornando a
maior bilheteria do ano, tamanha era a novidade, hoje a gente quase não
suporta esses bichinhos digitais que em 2008 fizeram a festa em muitas
produções
12ª POSIÇÃO - JURASSIC PARK (1993)
Finalmente
os personagens digitais receberam um acabamento realista, com textura e
sombras andavam no meio das pessoas, eram caríssimos, cada segundo
custava uma fortuna, hoje eles invadem até comerciais de tv
11ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (1991)
11ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (1991)
O
efeito morphing já havia dado as caras em 'o segredo do abismo' mas de
modo sutil, no segundo filme do exterminador do futuro ele deixou o
mundo todo de queixo caído, até Michael Jackson correu atrás do efeito
gastando uma fortuna em dois video clips, mais tarde o morphing recebeu
acabamentos em 'o maskara' e hoje a gente nem o percebe mais nos filmes
10ª POSIÇÃO - UMA CILADA PARA ROGER RABBIT (1988)
Muito
tempo havia se passado desde que Tom e Jerry dançaram ao lado de Gene
Kelly, e depois que Mary Poppins se viu cercada de desenhos animados,
quando alguém percebeu que ainda não havia uma interação verdadeira
entre atores e desenhos, braços roboticos , hastes de metal e carros
movidos a radio foram criados para serem recobertos mais tarde por
desenhos animados, assim Roger Rabbit e cia poderiam entrar em contato
físico com nosso mundo, dos estúdios da disney os desenhos seguiram para
os estúdios de George Lucas onde ganharam sombras e brilho, merecido
oscar pela animação que teve que ser mais complexa que nos desenhos para
acompanhar os movimentos dos atores humanos
9ª POSIÇÃO - STAR WAS (1977)
Conto
medieval futurista, inaugurou um novo modo de se contar uma história
caindo na graça do público de todas as idades, efeitos especiais que
foram criados do nada para garantir a visão do diretor, indicado ao
oscar de melhor filme gera clones até os dias de hoje (literalmente),
dos produtos que um filme pode gerar á temporada de blockbusters
destinada a atrair crianças e adolescentes em férias para o cinema,
expandiu a industria cinematográfica para além das telas mostrando que
havia muito mais para se lucrar de um filme além de sua bilheteria
8ª POSIÇÃO - 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)
Nada
de naves espaciais geradas pelo computador, apenas uma quantidade
absurda de incríveis ideias originais que garantiram os mais belos
efeitos visuais (lembra disso?) do cinema, cenários moveis, cameras que
giram, tudo feito de um modo para que parecesse real pelo ponto de vista
da lente da camera apenas, ou seja, pelo nosso ponto de vista, fora de
seu enquadramento a ilusão se desfazia, hoje nós (os mal acostumados)
nos perguntamos como os efeitos foram feitos sem a ajuda de um
computador
7ª POSIÇÃO - OKLAHOMA! (1955)
Não
, não há nada de mais em Oklahoma! filminho até divertido, mas o que
mais conta é mesmo o Todd-AO, técnica usada para tirar proveito do
cinerama, uma tela mais comprida que as habituais, chamado hoje de
widescreen, praticamente presente em todos os cinemas do mundo, já dizia
a propaganda na época : "você olhará para a tela e será levado para
dentro do filme, rodeado de imagens e sons"
6ª POSIÇÃO - CASABLANCA (1942)
E
quem foi que disse que todo filme precisa ter um final feliz? ou
efeitos especiais de ponta? 'casablanca' apostou unicamente em seu
roteiro, gerou inúmeras frases conhecidas pelo grande público e marca o
amadurescimento do cinema
5ª POSIÇÃO - CIDADÃO KANE (1941)
Ao
ver o filme hoje você vai ficar pensando "o que é tudo aquilo que dizem
sobre ele?", bom antes dele as coisas eram tecnicamente diferentes, o
filme tem muitas inovações técnicas, contado em flashbacks , com ângulos
de cenas inusitados e uma camera presa a uma grua que a carrega pelos
cenários, pode não parecer nada de mais nos dias de hoje, mas imagine um
filme onde a camera só se move para a esquerda e para a direita como se
filmasse uma peça de teatro, seria um tédio
4ª POSIÇÃO - ...E O VENTO LEVOU
Premiado
com um oscar pelo magnífico uso da cor, a maior bilheteria de todos os
tempos (em valores corrigidos) inaugurou o cinema fantástico e as
grandes produções, está gerando clones até os dias de hoje
3ª POSIÇÃO - BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937)
As
pessoas costumam torcer o nariz para algumas novidades, apesar dos
alertas que diziam que as cores do desenho iriam machucar os olhos das
pessoas e de que ninguém iria querer ver um desenho animado tão longo;
Walt Disney gastou até o último centavo para bancar o filme que poderia
ser sua ruína, além de ser a segunda maior bilheteria da década também
ganhou um oscar especial
2ª POSIÇÃO - KING KONG (1933)
Stop
motion não era novidade no cinema, mas esse filme o levou a um novo
patamar, um boneco de poucos centímetros dividia a tela com atores
reais, deixou maravilhado um público que não conseguia dizer onde
acabavam os efeitos e onde começava a realidade, o som, recentemente
criado, deu mais realismo ainda ao gorila
1ª POSIÇÃO - VIAGEM Á LUA (1902)Chega de filmar pessoas andando pela rua e trens chegando na estação, acidentalmente Georges Méliès descobriu que podia criar uns efeitos especiais quando o obturador de sua camera travou, podia fazer pessoas e objetos sumirem e reaparecerem de um quadro para o outro, e acima de tudo, resolveu usar os filmes para contar histórias, enquanto os inventores do cinema (os irmãos Lumière) decidiram andar pelo mundo fazendo documentários, ele se dedicou aos filmes de fantasia, entre os mais de 100 mini filmes que Méliès produziu está 'Viagem á lua', considerado o pai dos filmes de ficção
POdia ter citado O poderoso chefão, somente pela direção brilhnate de Coppola e a atuação memorável de Marlon Brando, que tornou GodFather o que ele é.
ResponderExcluirQue eu soubesse os dinossauros do Jurassic Park eram bonecos, pelo menos é o que da na busca no google...
ResponderExcluirEm algumas tomadas eram bonecos mas na maior parte do filme era cgi mesmo.
ExcluirBom post, bem interessante, parabéns.
ResponderExcluirVish, até o número 8 tava de boa, a partir do número 7 não vi nenhum
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