Invocação do Mal (2013)
Você poderá achar todos os filmes desta lista na locadora, em sistemas de VOD ou coisa parecida. Menos um: Invocação do Mal. O longa chega aos cinemas justamente nesta sexta-feira 13, de setembro de 2013. E tem tudo para agradar os fãs do cinema de horror. É tenso, assustador e conta com uma trama bem acima da média padrão do gênero. Não é mais um terror adolescente.
O Iluminado (1980)
Tirem as crianças da sala! Ou do velotrol! Agora é hora de falar de O Iluminado! O clássico de Stanley Kubrick é um dos filmes mais tensos da história do cinema. Pode não dar muitos sustos, mas oferece cenas memoráveis, que deixam o espectador morrendo de medo. Ver a jornada de loucura de Jack Torrance (Jack Nicholson), que passa de um pai de família para um psicopata que corre atrás do filho com um machado. Um filmaço!
O Bebê de Rosemary (1968)
Aí está outro filme que investe mais no terror psicológico do que no grotesco. Dirigido por Roman Polanski, O Bebê de Rosemary conta a história de uma jovem mulher (Mia Farrow) que se muda para um novo apartamento e acaba ficando grávida. Ela começa a sofrer com alucinações e passa a se incomodar com os hábitos bizarros dos vizinhos, que querem que ele tenha um filho do diabo.
Os Outros (2001)
Nicole Kidman não vive a melhor fase de sua carreira, mas a situação era bem diferente lá no início dos anos 2000. Ela teve atuações memoráveis em Moulin Rouge - Amor em Vermelho, As Horas e Dogville, e também em um pequeno filme de horror que chegou como quem não queria nada, mas conquistou uma legião de fãs nas telonas. Trata-se de Os Outros, que funciona como terror, suspense e até mesmo drama. A direção é de Alejandro Amenábar e o elenco conta ainda com Elaine Cassidy e Christopher Eccleston.
O Despertar dos Mortos (1978)
Mesmo não sendo tão famoso quanto A Noite dos Mortos-Vivos, O Despertar dos Mortos é provavelmente o trabalho mais marcante de George A. Romero, que não economiza no sangue para fazer um grande crítica à sociedade de consumo, com seus personagens passando boa parte da trama refugiados em um shopping. O longa fez muito sucesso e rendeu a refilmagem Madrugada dos Mortos, de Zack Snyder.
O Exorcista (1973)
Um dos clássicos do cinema de horror, O Exorcista também cai bem numa sexta-feira 13, afinal é um dos filmes mais assustadores da história. Dirigido por William Friedkin e com atuações marcantes de Linda Blair, Ellen Burstyn e Max von Sydow, o longa tem cenas fortíssimas e não se preocupa em evitar temas polêmicos. Ganhou a continuação O Exorcista II - O Herege (1977) e o prelúdio O Exorcista - O Início (2004).
O Chamado (2002)
O Chamado foi um dos primeiros a puxar a fila das refilmagens de produções japonesas de terror. Também foi um dos mais bem sucedidos, afinal o longa consegue ser comercial e assustador ao mesmo tempo, conseguindo envolver o espectador. Dirigido por Gore Verbinski e estrelado por Naomi Watts, o filme ganhou a continuação O Chamado 2, que não conquistou o mesmo sucesso nos cinemas mundiais.
Sexta-Feira 13 (1980)
Sexta-Feira 13 é um filme bem mais físico do que a maioria dos citados, com um vilão que parte pra luta mesmo e quer acabar com uma legião de adolescentes não muito inteligentes, mas não tinha sentido fazer uma matéria sobre sexta-feira 13 sem a produção. O primeiro Sexta-Feira, de 1980, tem um detalhe interessante, que é o fato de Jason Voorhees não ser o vilão principal. Na verdade, é a mãe do personagem a figura mais maldosa do original. Jason acaba assumindo a franquia com Sexta-Feira 13 - Parte II, Sexta-Feira 13 - Parte III, Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final, Sexta-Feira 13 - Parte VI: Jason Vive, Sexta-Feira 13 - Parte VII: A Matança Continua, Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York, Jason Vai para o Inferno - A Última Sexta-Feira, Jason X, Freddy x Jason e com a refilmagem Sexta-Feira 13.
A Hora do Pesadelo (1984)
Assim como Jason, Freddy Krueger é outro vilão clássico dos filmes de horror, surgindo quase que na mesma época que seu "colega". A Hora do Pesadelo conta a história de um sujeito que assassinou várias crianças ao atraí-las com um caminhão de sorvete. Ele acabou queimado vivo pela população, mas voltou para atormentar as pessoas no mundo dos sonhos. Pode ser visto ainda em A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy, A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos, A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos, A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy, A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy, O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger, Freddy x Jason e no remake A Hora do Pesadelo.
Poltergeist - O Fenômeno (1982)
Poltergeist - O Fenômeno é mais um da safra de horror dos anos 80. Conta a assustadora história de uma família atormentada por fenômenos paranormais. No começo, apenas alguns objetos se moviam pela casa. Mas com o tempo, eles puderam perceber que a situação era bem mais grave, o que levou ao contato com uma médium. A direção é de Tobe Hooper e a produção de Steven Spielberg. Ganhou as sequências Poltergeist II - O Outro Lado e Poltergeist III - O Capítulo Final, e ainda pode ter uma refilmagem, Poltergeist.
A Profecia (1976)
A Profecia é tido quase como um filme maldito. São dezenas as histórias sobre problemas durante a produção, com acidentes envolvendo diversos nomes da equipe. O longa conta a história de um diplomata (Gregory Peck) que ao descobrir que sua esposa perdeu o filho no parto decide adotar um bebê de origem desconhecida que estava na maternidade. Mal sabia que estava adotando o anticristo. A direção é de Richard Donner. Ganhou as sequências A Profecia 2, A Profecia 3 - O Conflito Final e A Profecia 4 - O Despertar, e foi refilmado em A Profecia, lançado no dia 6/6/6.
O Orfanato (2007)
O Orfanato prova que não é apenas o cinema americano que sabe fazer um bom terror. A coprodução entre México e Espanha é assustadora e conta com momentos de dar medo ao espectador. Belén Rueda vive Laura, uma mulher que retorna ao orfanato onde passou a infância com o objetivo de reformá-lo e reabri-lo. Ela tem a companhia do marido e do filho, mas começa a ficar preocupada com as histórias que o menino começa a contar.
Carrie, A Estranha (1976)
Carrie, A Estranha é um grande marco do cinema de horror, tendo sido dirigido pelo cultuado Brian De Palma. O longa conta a história de uma jovem do colegial que sofre com as pressões da mãe, fanática religiosa, e ainda não consegue fazer amigos na escola. Ela sonha em ser uma garota normal e se encanta com a possibilidade de ir ao baile de formatura. O final todo mundo já sabe... sendo difícil esquecer o jeito brilhantemente atormentado de Sissy Spacek na pele da personagem. Uma sequência, A Maldição de Carrie, foi lançada em 1999, e uma refilmagem está para chegar às telonas. Trata-se de Carrie - A Estranha, com Chloë Grace Moretz e Julianne Moore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário