domingo, 29 de dezembro de 2013

11 séries/minisséries britânicas imperdíveis de 2013

Nesse texto eu não pretendo, de novo, proclamar meu amor por séries/minisséries britânicas. Fato é que esse amor existe e eu sou muito, mas muito, feliz nesse relacionamento.

Sim, séries britânicas não possuem o sex appeal de séries norte americanas, e com sex appeal eu me refiro a pessoas lindas de morrer a la CW. Mas o que falta de “beleza” nas séries britânicas sobra em qualidade. Qualidade de roteiro, fotografia, cenário, caracterização e principalmente na qualidade dos atores envolvidos. Afinal ator na terra de Shakespeare tem que ser ator com “A” maiúsculo, não é? São aspectos como esses que diferenciam, e muito, séries britânicas de séries norte americanas (na realidade, séries europeias geralmente dão surra em séries estadunidenses), esse cuidado com a produção, a falta de medo em ousar e até mesmo a alegria em ser livre e feliz.

Durante esse ano eu assisti algumas séries que gostaria muito de ter escrito sobre, mas infelizmente o tempo foi meu inimigo. Portanto, decidi fazer esse top, que na realidade não é um típico top já que ele tem como intuito simplesmente propagar informação.

Deixo bem claro que esse top não é de “melhores séries britânicas de 2013” é somente de séries britânicas de 2013 que não tiveram textos aqui e que valem muito a pena conferir. Também vale lembrar que esse top não está ordenado por ordem de preferência.


The Village:
O que: Drama que conta a história dos habitantes de uma vila em Derbyshire. Os eventos são contados através do olhar de Bert Middleton. O objetivo da série foi misturar fatos fictícios sobre a vida dos habitantes dessa vila com fatos reais que aconteceram entre 1914 à 1920, como a Primeira Guerra Mundial.

Quem: Criado por Peter Moffat, que inclusive disse que a inspiração para a série foram os eventos na vida de seu avô. No elenco nomes como John Simm, Maxine Peake, Nico Mirallegro, Charlie Murphy, Juliet Stenvenson, Augustus Prew e Rupert Evans.

Aonde e por quanto tempo: BBC One. Primeira temporada com 06 episódios, foi exibida de 31/03/2013 à 05/05/2013. The Village foi renovada para segunda temporada também com 06 episódios, que será exibida em 2014.

Porque: O maior motivo e o que mais deve ser levado em consideração aqui, é o roteiro e atuação. Menção especial para John Simm e Maxine Peake. Claro que também podemos reverenciar a maravilhosa caracterização dos anos em questão.

Southcliffe:
O que: Drama que se passa em uma fictícia cidade ao norte de Kent Marshes, e mostra o efeito devastador nessa cidade e seus habitantes quando um deles decide sair atirando nos demais.

Quem: Escrito por Tony Grisoni e dirigido por Sean Durkin. No elenco nomes como Sean Harris, Rory Kinnear, Eddie Marsan, Shirley Henderson, Anatol Yusef, Joe Dempsie e Kaya Scodelario.

Aonde e por quanto tempo: Channel 4. Primeira temporada com 04 episódios, foi exibida de 04/08/2013 à 18/08/2013.

Porque: A série mostra uma intensa e poderosa história de tragédia, luto, responsabilidade e redenção e explora muita bem a história individual de alguns habitantes meio a uma tragédia que mudou toda uma cidade. A série foi aclamada também no Festival Internacional de Filmes de Toronto (TIFF) em 2013.

The Escape Artist:
O que: Drama que mostra a história do brilhante advogado Will Burton que quase nunca perde um caso, até decidir defender o acusado de assassinato Liam Foyle e à partir disso tem sua vida totalmente transformada e se vê jogado em situações fora de seu controle.

Quem: Criado por David Wolstencroft. No elenco nomes como David Tennant, Sophie Okonedo, Toby Kebbell e Ashley Jensen.

Aonde e por quanto tempo: BBC One. Primeira temporada com 03 episódios, foi exibida de 29/10/2013 à 12/11/2013.

Porque: Duas palavras – DAVID TENNANT. Isso, para mim, já é o suficiente, mas podemos dizer que nessa série David brilha intensamente no papel de Will Burton, e ele vem acompanhado de atores que estão no topo do jogo, como Toby Kebbell. A história, mesmo com apenas três episódios é incrivelmente desenvolvida e intrigante e nos deixa vidrados do início ao fim.


The Job Lot:
O que: Comédia sobre um grupo de trabalhadores de um Centro de Empregos na cidade fictícia de Bramall em West Midlands.

Quem: Dirigido por Martin Dennis. No elenco nomes como Russel Tovey, Sarah Hadland e Tamla Kari.

Aonde e por quanto tempo: ITV. Primeira temporada com 06 episódios, foi exibida de 29/04/2013 à 10/06/2013. The Job Lot foi renovada para segunda temporada, também com 06 episódios que será exibida pela ITV2 em 2014.

Porque: The Job Lot chegou para fazer dobradinha com outra comédia da ITV, Vicious. Com um texto perspicaz a série mostrou o lado divertido daqueles encarregados em achar empregos para a população britânica e como a preguiça de trabalhar se faz presente em qualquer canto do planeta. E mais uma coisa: Russel Tovey, sem mais!

Vicious:
O que: Comédia sobre um casal gay que estão juntos a 49 anos vivendo às turras em um relacionamento de amor e ódio.

Quem: Criado por Gary Janetti e Mark Ravenhill. Vicious conta no elenco com ninguém menos que Sir Ian Mckellen e Sir Derek Jacobi. Além desses dois monstros da dramaturgia britânica, a série também tem nomes como Francis de la Tour e Iwan Rheon no elenco.

Aonde e por quanto tempo: ITV. Primeira temporada com 06 episódios, foi exibida de 29/04/2013 à 10/06/2013. No dia 27/12/2013 foi exibido o especial de Natal da série. Vicious foi renovada para segunda temporada que será exibida em 2014.

Porque: Desculpa mas, assim como com Daniel Day-Lewis, eu assistiria Sir Ian Mckellen e Sir Derek Jacobi juntos mesmo que estivessem simplesmente participando de um comercial de papel higiênico de marca duvidosa. Em sua maioria as situações da série se passam no apartamento dos dois personagens e o roteiro é simples e muitas vezes abusa dos esteriótipos. Mas o magnetismo de Mckellen e Jacobi é tanto que, sem brincadeira, faz qualquer coisa mais ou menos ficar simplesmente irresistível. Podem me julgar, mas eu ri demais e no final é isso que eu espero de uma série de comédia, rir!

Lightfields:
O que: Suspense “supernatural” sobre três famílias diferentes ligadas pelo mesmo espírito de uma jovem que morreu em 1944. As três famílias habitam a mesma casa em Suffok durante três diferentes períodos: 1944, 1975 e 2012.

Quem: Lightfields seguiu um caminho diferente. A série é baseada no piloto não aprovado da emissora estadunidense Fox, chamado The Oaks, criado por David Schulner. No elenco nomes como Luke Newberry, Dakota Blue Richards e Karla Crome.

Aonde e por quanto tempo: ITV. Lightfields é, de certa forma, a continuação de Marchlands de 2011. Com 05 episódios, exibidos de 27/02/2013 à 27/03/2013.

Porque: Prova do quão espertos são os produtores da televisão britânica, afinal o caminho “comum” é séries americanas adaptarem materiais de séries britânicas, aqui aconteceu o inverso. De forma coesa, inteligente e o melhor, muito interessante. Lightfields tinha todos os ingredientes de um suspense do tipo sonífero, mas o texto da série é capaz de prender nosso interesse.

The White Queen:
O que: Drama histórico que se passa durante a “Guerra das Rosas” e conta a história de três mulheres, Elizabeth Woodville, Margareth Beaufort e Anne Neville, presas no meio do conflito pelo comando do trono da Inglaterra, conflito esse travado entre Lancasters e Yorks.

Quem: A série é baseada nos livros “The White Queen”, “The Red Queen” e “The Kingmaker’s Daughter” escritos por Philippa Gregory. Os livros fazem parte da saga “The Cousin’s War”. No elenco nomes como Amanda Hale, James Frain, Janet McTeer, David Oakes, Aneurin Barnard e Max Irons.

Aonde e por quanto tempo: BBC One. A série foi uma parceria entre a BBC e a emissora estadunidense Starz. Primeira temporada com 10 episódios, exibidos de 16/06/2013 à 18/08/2013. Apesar de ter bons números de audiência tanto no Reino Unido como nos EUA, foi confirmado que The White Queen não voltará para uma segunda temporada e conforme os produtores ela realmente foi planejada como uma série de temporada única.

Porque: Quem não adora uma boa série sobre a história britânica? O mais interessante aqui foi ver como a força feminina, durante esse momento tão importante da história, ajudou a definir os momentos mais cruciais. Esse ponto de vista não é muito comum em séries desse gênero. Sem contar que atuações como a de Amanda Hale é para guardar na memória durante muito tempo. The White Queen, provavelmente é a série mais “famosa” desse top e está concorrendo a algumas categorias no próximo Golden Globe.


Peaky Blinders:
O que: Baseada na história real da gangue “Peaky Blinders” que costuravam lâminas de barbear nos bonés/chapéus. A série se passa em Birmingham logo após a Primeira Guerra Mundial e mostra como essa família de gangsters vivia, concentrando-se em mostrar a ambição do perigoso líder, Tommy Shelby. Há foco também no incessante e crescente confronto entre Shelby e o detetive Chester Campbell.

Quem: Criada por Steven Knight (não façam como eu que confundi com o criador de Spartacus). No elenco nomes como Cillian Murphy, Sam Neill, Helen McCrory e Annabelle Wallis.

Aonde e por quanto tempo: BBC Two. Primeira temporada com 06 episódios, exibidos de 12/09/2013 à 17/10/2013. A série foi renovada para a segunda temporada que será exibida em 2014.

Porque: De novo uma série que retrata um real momento histórico. Claro que Peaky Blinders não é uma The Spranos da vida. Mas a caracterização e a história, como sempre, não deixam nada a desejar. E claro que o texto e a atuação de um elenco poderoso faz toda a diferença. Sem contar que: Cillian Murphy <3!

Broadchurch:
O que: Série de mistério policial no estilo “whodunit” envolvendo a morte de um menino e a busca pelo culpado.

Quem: Criada por Chris Chibnall. No elenco nomes como David Tennant, Olivia Colman, Jodie Whittaker, Vicky McClure, Arthur Davill e David Bradley.

Aonde e por quanto tempo: ITV. Primeira temporada com 08 episódios, exibidos de 04/03/2013 à 22/04/2013. A série foi renovada para a segunda temporada, ainda sem previsão de estréia.

Porque: De novo duas palavras – DAVID TENNANT. Deus, como esse homem é talentoso. Mas fato é que Broadchurch é uma obra prima do gênero. Uma série que nos mantêm presos à televisão (ou computador) e, pelo menos eu, não tinha idéia do que me aguardava. Com um texto ágil e até mesmo avassalador Broadchurch está na minha lista pessoal de melhores séries do ano. A repercussão foi tamanha que a emissora estadunidense Fox, já está correndo para a realizar o seu remake, chamado Gracepoint. Posso dizer que pelo menos o elenco é muito animador. Além de garantirem o (que talentoso) David Tennant também no remake, ainda foram confirmados nomes como Anna Gunn, Jacki Weaver, Michael Peña, Kevin Zegers e Nick Nolte.

Labyrinth:
O que: Minissérie que segue duas mulheres na busca pelo Holy Grail. A série mostra essas duas mulheres em diferentes períodos. Uma na França medieval na época das Cruzadas e a outra na atualidade.

Quem: A série, que é uma co-produção entre Reino Unido, Alemanha e África do Sul, é baseada no livro de mesmo nome escrito por Kate Mosse. No elenco nomes como Jessica Brown Findlay, Tom Felton, Sebastian Stan, Vanessa Kirby e John Hurt.

Aonde e por quanto tempo: Channel 4. Minissérie de 02 episódios exibidos em Março de 2013 no Reino Unido e em países como Polônia, Portugal e Canadá em 2012.

Porque: Não sei se já perceberam, mas eu sou fã de séries com conteúdo histórico, e todo material envolvendo a época das Cruzadas sempre me interessou muito. Então era óbvio que me interessaria em uma série que envolve esse assunto e ainda tem Tom Felton no elenco (sim, sou Potterhead com muito orgulho). Mas eu devorei os dois episódios com uma vontade e um interesse que me surpreenderam. A caracterização de época, o texto, a fotografia e a atuação foram boas surpresas!

The Crash:
O que: Minissérie baseada em fatos reais que mostra como um acidente pode mudar não somente a vida das famílias dos envolvidos como também a vida de uma cidade inteira.

Quem: Escrita por Terry Caffola e dirigida por Sarah Walker, a série foi baseada em fatos reais. No elenco nomes como Lily Loveless, Georgia Henshaw e Josh Bolt.

Aonde e por quanto tempo: BBC Three. Minissérie de 02 episódios exibidos em Março de 2013.

Porque: Sou fã de Lily Loveless e assisti (sem brincadeira) quase tudo que ela fez, pronto falei! Foi assim que cheguei até The Crash, mas me surpreendi com a intensidade que foi assistir esses dois episódios, tão fortemente carregados de emoção. E foi uma clara mensagem sobre quanto as pequenas escolhas podem ter consequências no resto das nossas vidas. De fato, The Crash é uma poderosa mensagem sobre viver a vida da melhor maneira possível.

Fonte: 1


4 comentários:

  1. pô !! shameless merecia estar na lista, pena pararam as legendas no 6 episódio, a série é demais!! personagens anti heroicos originais e muito engraçada também.
    estas outras ai ainda não vi, mas vou dar uma verificada agora com sua dica, valeu!!

    ResponderExcluir
  2. só para constar, também sou muito fã das séries Inglesas, parecem fazer mais sentido, mais próximas de uma realidade muito provável do que as séries americanas cheias de heróis e zé bonitinhos!
    òtimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, pelo que assisti até agora, tem alguns países da Europa que seguem o estilo próximo da realidade mesmo. Tenho gostado mais dos filmes e séries da região européia...

      Excluir
  3. Foi cotado para participar de uma mini-série histórica chamada "Labyrinth" (em português, 'Labirinto') e fará o papel de Raymond-Roger Trencavel. Recentemente, Tom Felton apareceu no filme Risen, que é uma espécie de sequela do "Paixão de Cristo". Eu não sou um fã deste gênero de filme, mas eu gostei da perspectiva ateísta com uma estrutura narrativa realizada da maneira mais respeitosa, honesta e real. Vale a pena vê-lo como ele é uma adaptação do que acontece depois que Jesus ressuscita.

    ResponderExcluir