Conheça uma seleção de filmes que se destacaram pela utilização de efeitos especiais:
1. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Considerado um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos, os efeitos visuais deste filme são considerados os mais realistas e impressionantes para filmes sobre viagens espaciais nos cinemas. Efeitos estes que são considerados modernos para a época de 1966-1968.
SINOPSE: Uma viagem desde o passado pré-histórico dos nossos antepassados, quando um grupo de macacos encontra um misterioso monólito e dele obtém conhecimentos que resultam na evolução do Homem, até ao espaço colonizado pelos humanos, no ano 2001. A descoberta de outro monólito na Lua, proveniente de uma região junto a Júpiter, leva ao lançamento de uma expedição liderada pelo astronauta David Bowman para investigar a origem do objeto extraterrestre. Quando a missão é colocada em risco por HAL 9000, o supercomputador que controla a nave espacial, Bowman terá de vencer a máquina antes de viajar até ao local de origem do admirável objeto.
2. O Segredo do Abismo (1989)
James Cameron tornou-se um dos maiores cineastas a trabalhar com efeitos especiais, dirigindo um dos maiores clássicos da ficção científica, The Abyss. Tornando a animação por computador uma de suas principais características em efeitos espeiciais, tornando um dos precursores deste tipo de recurso em filmes.
SINOPSE: Uma equipe de uma platorma civil de exploração de petróleo se vê repentinamente com a missão de tentar resgatar o USS Montana, um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes e, após o ocorrido, não houve mais contato. A plataforma é usada para a “Operação Salvo”, a operação de resgate que visa resgatar a tripulação do Montana, pois apesar de saberem onde está o submarino um furacão se aproxima e, assim, a Marinha não terá tempo hábil de chegar ao local. Com isso, a equipe da plataforma se torna a melhor opção para realizar o salvamento, ficando acertado que o tenente Coffey (Michael Biehn) supervisionará as operações. Entretanto, Bud Brigman (Ed Harris), um mergulhador que chefia a plataforma, diz à operação que acaba de pressentir que sua equipe corre perigo, mas Brigman não poderia imaginar que iria se deparar com algo totalmente surpreendente.
3. Alien, O 8º Passageiro(1979)
Alien foi aclamado pela crítica e foi um sucesso de bilheteria, recebendo diversos prêmios como: Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Saturn Awards de Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Direção e melhor atriz coadjuvante e o Hugo Awards como melhor apresentação dramática. Em 2002 o filme foi novamente aclamado pela crítica, sendo considerado um filme culturalmente, historicamente ou esteticamente significante, pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O filme contou com novas sequências: Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997), além da franquia de filmes, o sucesso do filme acabou proporcionando franquia de livros, quadrinhos, jogos e brinquedos.
SINOPSE: Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.
4. Blade Runner, O Caçador de Andróides (1982)
O detalhe técnico das tomadas de efeitos fazem deste o mais belo filme de ficção científica de se ver. Não só os efeitos são incríveis e modernos, eles têm um sabor que define toda a experiência deste filme. O filme não agradou a muitos devido seu ritmo, porém outros gostaram de sua temática complexa, se tornando um Clássico Cult. É considerado um dos melhores filmes do gênero.
SINOPSE: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
5. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
Nenhum outro filme sobre aliens chegou tão perto da perfeição do clássico de Spielberg, incluindo os seus efeitos visuais incríveis que retratam a chegada dos alienígenas. Quando a nave-mãe sobe acima a Torre do Diabo como uma cidade brilhante, você acredita e se sente humilhado pela majestade destes efeitos sublimes.
SINOPSE: Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela idéia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ET’s. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.
6. E.T. – O Extraterrestre (1982)
Os efeitos visuais para a nave espacial são igualmente realistas e agradáveis de se ver, assim como outros momentos, como o famoso passeio de bicicleta do outro lado da lua.
SINOPSE: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.
7. Jurassic Park (1993)
Animações por computador deram um grande salto a frente com o filme. Foi baseado no livro homônimo escrito por Michael Crichton. O filme foi aclamado como um marco na indústria de efeitos especiais. Jurassic Park recebeu críticas positivas, apesar de reclamações à falta de desenvolvimento da história e principalmente dos personagens em oposição à grande quantidade de efeitos especiais no longa.
SINOPSE: Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.
8. Star Wars: Episode IV (1977)
Considerado por muitos como o marco da Era dos Blockbusters, tornando-se a maior bilheteria do ano de 1977. O filme contava com um pequeno orçamento, e conquistou fãs em todo o mundo devido seus efeitos e enredo. Seu sucesso atravessa mais de 30 anos, desde sua primeira exibição.
SINOPSE: Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo (Harrison Ford), um mercenário, e junto com membros da resistência tentam destruir esta terrível ameaça.
9. O Exterminador do Futuro: O Julgamento Final (1991)
Os filmes de James Cameron têm estado na vanguarda da inovação de efeitos visuais há mais de duas décadas. O Exterminador do Futuro: O Julgamento Final é o filme que vem à mente da maioria das pessoas como um momento de definição, introduzindo o público para o potencial dos efeitos especiais para fazer quase qualquer coisa possível nas telonas.
SINOPSE: Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) já nasceu, mas infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe (Linda Hamilton), que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro. Neste contexto, um andróide (Arnold Schwarzenegger) vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado andróide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), que feito de “metal líquido”, não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado com a missão de matar o menino.
10. O Enigma de Outro Mundo (1981)
O melhor filme de ficção científica de terror de todos os tempos. Os efeitos de criaturas são brilhantes, algumas das imagens mais realistas e horrível no cinema, e são superiores a praticamente qualquer criatura efeitos em filmes modernos.
SINOPSE: Antártica: um continente extraordinário e de beleza impressionante. Ele é também o local de um posto avançado e isolado, onde uma experiência cheia de possibilidades científicas se torna uma missão de sobrevivência quando um alienígena é descoberto por uma equipe de cientistas internacionais. A criatura que pode mudar de forma, acidentalmente libertada nesta colônia abandonada, possui a habilidade de se transformar em uma réplica perfeita de qualquer ser vivo. Ela pode se parecer exatamente comigo ou com você, mas por dentro continua sendo alienígena. No suspense A Coisa, a paranóia se espalha como uma epidemia entre um grupo de pesquisadores na medida em que eles são infectados, um a um, por um mistério de outro planeta.
Fonte: 1
Fonte: 1
O post é bom, porém, a tradução do inglês pro português ficou ruim...
ResponderExcluirPoderia melhorar um pouco o inglês. Parece que foi tirado direto do tradutor do google, mas tá valendo!!!
ResponderExcluir