quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

10 filmes polêmicos pelas cenas de sexo

Grande vencedor do Festival de Cannes, Azul É a Cor Mais Quente mostra o processo de amadurecimento de uma menina (Adèle Exarchopoulos) que se apaixona por uma garota de cabelos azuis. As cenas de sexo explícito entre as duas causaram polêmica, mas o filme de Abdellatif Kechiche vale pela sua qualidade.

E confira abaixo outros 10 exemplares polêmicos do cinema:

1) Êxtase

O filme dirigido por Gustav Machatý e lançado no longínquo 1933 causou rebuliço ao falar de orgasmo feminino e apresentar o nu frontal precursor da atriz (e musa) Hedy Lamarr.


2) Ânsia de Amar

Hoje o triângulo amoroso juvenil vivido pelos personagens de Jack Nicholson, Art Garfunkel e Candice Bergen seria considerado café pequeno, mas, em 1971, quando o longa de Mike Nichols foi lançado, foi considerado absolutamente obsceno.


3) Os Demônios 

The Devils, no original, é uma mistura de terror e drama de época. Chocou as plateias ao falar de repressão sexual, bruxaria e possessões envolvendo padres e freiras na França do século 17. O filme, assinado por Ken Russell, é de 1971.


4) O Último Tango em Paris

O clássico do realizador Bernardo Bertolucci (de 1972) ficou famoso pelas sequências de sexo anal entre os personagens de Marlon Brando e Maria Schneider.


5) Saló ou Os 120 Dias de Sodoma

 Pier Paolo Pasolini usou imagens chocantes de perversões sexuais (escatologia, abusos e fetiches diversos) para falar de relações simbólicas de dominação social. Clássico de 1975.


6) O Império dos Sentidos

O diretor Nagisa Ôshima ambientou a história de amor entre uma ex-prostituta e seu patrão no Japão pré-II Guerra. O (cultuado) filme é de 1976.


7) Calígula

O ator Malcolm McDowell contracena com atrizes pornô na chocante cinebiografia do césar romano que foi lançado em 1979 pelos diretores Tinto Brass e Bob Guccione.


8) Irreversível

Mais do que a narrativa "de trás para a frente", chocou neste filme do franco-argentino Gaspar Noé (de 2002) a cena de estupro da personagem de Monica Belucci.


9) Desejo e Perigo

 Joan Chen e Tony Leung brilham neste drama moral do diretor Ang Lee lançado em 2007. Na Shangai ocupada pelos japoneses na II Guerra, uma idealista é incumbida de matar um colaboracionista. Mas se apaixona por ele.


10) Anticristo

Lars von Trier vai repetir a parceria com Charlotte Gainsbourg no ainda inédito Ninfomaníaca. Anticristo (de 2009) é um drama de temática bíblica sobre a culpa associada ao sexo. O mais chocante são suas cenas de mutilações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário