Conheça 10 filmes memoráveis que tratam da AIDS:
Dallas Buyers Club
Matthew McConaughey surpreendeu público e crítica no papel de Ron Woodroof, um eletricista e contrabandista que descobre ser soropositivo. Ele cria uma rede para importar medicamentos, que não são autorizados nos EUA, mas têm se mostrado eficazes no combate à doença.
Unidos Pelo Sangue (3 Needles)
Um olhar sobre a crise mundial de AIDS, focado em três histórias. Em Montreal, um ator pornô (Shawn Ashmore) tenta manipular seu exame de sangue obrigatório. Uma jovem freira (Chloë Sevigny) faz um sacrifício pessoal para o benefício de uma aldeia sul-africana. Na China rural, uma agente do mercado negro (Lucy Liu) que se passa por uma agente do governo coloca em risco a segurança de toda uma aldeia.
E a Vida Continua (And the Band Played On)
Inspirado no livro de Randy Shilts, este filme traça o início da AIDS na África na década de 1970 e segue até a morte de Rock Hudson em 1986. A história aponta para a indiferença dos governos e a falta de ação, que resultou em tantas mortes nos primeiros anos, por causa da percepção de que a AIDS era uma "doença gay".
Jeffrey - De Caso Com a Vida (Jeffrey)
Este filme é um caso raro, uma comédia sobre AIDS. Steven Weber vive Jeffrey, um homem gay que decide ser celibatário em face da epidemia de AIDS. Após tomar essa decisão, ele conhece seu grande amor.
Kids
O primeiro filme do polêmico diretor Larry Clark, acompanha um dia na vida de grupo de adolescentes. Jennie (Chloë Sevigny) acaba de descobrir que é soropositiva, mesmo tendo tido apenas uma relação sexual, com Telly (Leo Fitzpatrick), um jovem inconsequente que quer tirar a virgindade de Darcy (Yakira Peguero).
Rent: Os Boêmios (RENT)
Uma releitura moderna da ópera La Bohème, RENT conta a história de oito amigos que lidam com a vida e o amor no bairro Alphabet City, em Manhattan, em 1989. Ao longo de um ano, os amigos enfrentam a pobreza, drogas, relacionamentos, e AIDS. Apesar destes desafios, eles encontram apoio, esperança e aceitação um no outro, ao mesmo tempo abraçando o estilo de vida boêmio que era parte do Lower East Side.
Parting Glaces - Olhares de Despedida (Parting Glances)
Filmado em 1984, mas lançado apenas em 1986, este filme independente é o primeiro papel de Steve Buscemi como protagonista, um músico soropositivo. Um clássico cult, considerado central para o novo cinema gay do final dos anos 80 e início dos anos 90. A produção conta com personagens que evocam a vida da comunidade gay e seus aliados no auge da epidemia de AIDS.
Yesterday
Este filme sul-africano foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005. Ele conta a história de Yesterday, uma mulher de uma aldeia Zulu que descobre ser HIV positivo, apesar de sua fidelidade ao seu marido. As cenas entre ela e o marido promíscuo mostram a combinação de estigma social, o sexismo e medo que facilitam a propagação do HIV na África Subsaariana.
Meu Querido Companheiro (Longtime Companion)
Lançado em 1989, o filme acompanha um grupo de homens gays de classe média, durante os primeiros anos da AIDS. Ele começa em 1981 e mostra como o avanço da doença afeta a vida dos personagens. Ele é ao mesmo tempo uma obra-prima sobre o amor e companheirismo e sobre a doença e a morte.
Filadélfia (Philadelphia)
Talvez o filme mais conhecido que trata da AIDS, em que Tom Hanks vive um advogado que é demitido por ser HIV positivo. Contracenando ao seu lado está Denzel Washington, como um advogado homofóbico que ainda assim concorda em assumir o caso. Filadélfia foi o primeiro grande filme comercial a retratar um protagonista abertamente gay e reconhecer a homofobia e a discriminação contra soropositivos como prejudicial.
Você conhece outro filme que trata do assunto?
Fonte: 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário