terça-feira, 15 de abril de 2014

10 filmes da Disney com origens bizarras

Como muitas pessoas já sabem, alguns de muito musicais animados da Disney, amados e apreciados por tantas crianças pequenas felizes nos últimos 80 anos passados, têm origens verdadeiramente horríveis envolvendo estupro, canibalismo, tortura e outros acontecimentos muito desagradáveis.

Aqui estão dez exemplos de alguns dos filmes da Disney com as origens menos conhecidas, alguns indo para trás na história de fontes que muitas pessoas desconhecem, outros revelando orígens que não foram previamente discutidas com tantos detalhes na internet.

Quaisquer que sejam as suas próprias opiniões pessoais dessas origens perturbadoras e interpretações populares da Disney, espero que você goste de ler esta lista, tanto quanto eu gostei de escrevê-la.

10 – Pinóquio: Cadáveres e assassinato

10
Original: Pinóquio mata o Grilo, a Fada é um cadáver que anda e fala, e Pinóquio morre

Na primeira versão de Pinóquio, a marionete é punida com a morte por ser um menino impertinente. Pinóquio implica com Gepetto empiedosamente e foge. Gepetto o persegue mas é pego por um policial que atira o velho na prisão, acreditando que ele está abusando do boneco. Quando Pinóquio retorna para a casa de Gepetto, ele encontra um grilo que lhe diz que meninos impertinentes se transformam em burros. Pinocchio mata o grilo com um martelo.

Pinóquio acaba quase queimado como lenha, então ele morde a pata de um gato mal e conhece uma bela fada de cabelo azul que lhe diz que está morta e esperando para levar pessoas para fora do corpo. Pinóquio então é pendurado em uma árvore pelo gato com a pata mutilada e seu companheiro, a raposa, e eles assistem Pinóquio sufocar até a morte. Fim.

Os editores não estávam muito felizes com esse final, de modo que o autor acrescentou uma segunda parte à história. Aqui, a linda fada morta resgata Pináquio e eles começam a viver juntos, mas Pinóquio assume suas maldades de novo e eventualmente se transforma em um burro. Ele é vendido para o circo.

Pinóquio é então levado por um músico, que deseja matá-lo, esfolá-lo e transformá-lo em uma pele de tambor. O músico amarra rochas no pescoço do burro e o joga no oceano para se afogar. Enquanto ele se afoga, peixes comem a carne de seus ossos, e o esqueleto marionete de madeira é deixado. Pinóquio nada para longe, mas é engolido por um tubarão gigante, em cujo estômago ele encontra Gepetto sentado em uma mesa tentando comer um peixe vivo que se contorcia para fora de sua boca. Depois de escapar, Pinóquio se ocupa com carinho para Gepetto, e, eventualmente, como uma recompensa por ser um bom rapaz, cuidando de seu pai e trabalhando duro, ele é recompensado sendo transformado em um menino de verdade.

9 – Desmembramento em Aladdin

9
Original: Cassim é desmembrado

Quem diabos é Cassim você pergunta? Cassim é pai perdido de Aladdin no terceiro filme Aladdin da Disney; Aladdin e o Rei dos Ladrões. No filme, Cassim, que é o líder da gangue infame de quarenta ladrões, desiste de seus maus caminhos para assistir ao casamento tão esperado de Aladdin e Jasmim. Alguns conceitos para o filme foram inspirados por Ali Babá e os Quarenta Ladrões, um conto de 1001 noites.

Na versão original, Ali Babá aprende as palavras secretas dentro e fora dos quarenta ladrões. Ele então revela as palavras de seu irmão Cassim, que corre para o tesouro para coletar o máximo de ouro que pode carregar. Em seu entusiasmo, porém, ele se esquece as palavras mágicas para sair da caverna. Os ladrões voltam, encontram Cassim e o matam. Eles dividem o seu cadáver em quartos e colocam as porções desmembradas fora da abertura de sua caverna como um aviso para ladrões futuros.

Quando Ali Babá descobre o sinal de alerta macabro, recolhe as partes do corpo de seu irmão e as leva para casa com ele. Ele pede uma escrava, Morgiana, para fazer como se Cassim tivesse morrido de causas naturais. Morgiana encontra um alfaiate especializado, que habilmente costura os pedaços do cadáver de Cassim. Os ladrões descobrem onde Ali Babá vive, mas a escrava acaba enganando-os a matar dois de seus próprios, e ela mata o resto derramando óleo fervente. O líder é o único que sobra, e Morgiana o esfaqueia até a morte durante o jantar na casa de Ali Babá. Agora isso sim é um escravo leal!

8 – Cinderela assassina

8
Original: Cinderela mata sua madrasta

Até agora, a maioria de nós sabe sobre a versão dos Grimm de Cinderela, onde o príncipe espalha piche na escadaria do palácio, na esperança de que Cinderela fique presa enquanto tenta fugir. Seu plano falha no entanto, e apenas seu sapato é deixado no alcatrão. Suas irmãs, que são “lindas, mas sem coração” tentam enganar o príncipe para se casar com elas. Uma irmã corta seu dedão do pé para que ela possa usar o sapato, a outra fatia seu próprio calcanhar. Sua tentativa de engano é desmascarada quando as aves encantadas da Cinderela apontam o sangue em suas meias. Os olhos da irmãs são arrancados como castigo por sua crueldade e enganos. Embora esta seja uma excelente versão de Cinderela, esta não é a versão que a Disney baseou seu filme.

Cinderela da Disney foi baseada em uma história muito mansa de Charles Perrault, publicada em 1697. Embora manso para um conto de fadas, vale a pena notar que, nesta versão, Cinderela aparentemente confia em sua governanta sobre a crueldade de sua madrasta. A governanta diz que Cinderela para corrigir seu problema, terá que matar sua madrasta batendo a tampa de uma grande caixa de madeira em sua garganta, quebrando seu pescoço.

Cinderela deve, então, convencer o pai a se casar com a governanta. Cinderela mata sua madrasta e o casamento vai em frente. Acontece, porém, que a governanta estava escondendo suas sete lindas filhas fora de vista, e quando ela as apresenta, o pai de Cinderela perde o interesse por sua própria filha. Todos eles começam a maltratar Cinderela, abusando dela e chamando-lhe nomes, e ela é enviada para a cozinha para trabalhar como empregada (a ela é agora dado o nome de ‘Cat Cinderela’. Anteriormente chamava-se Zezolla). O resto da história carrega como um conto tradicional da Cinderela, e realmente tem um final feliz, mas é bom saber que Cinderela não foi sempre tão inocente.

7 – Bela Adormecida dorme sobre cadáveres

7
Original: Bela Adormecida dorme entre centenas de cadáveres apodrecendo em uma cerca de roseiras

No conto dos Irmãos Grimm de Briar Rose, uma mulher sábia amaldiçoa a princesa (ainda bebê), de modo que em seu décimo quinto ano ela vai picar o dedo em um fuso e cair morta. Outra mulher sábia enfraquece a maldição para que, em vez de morrer, a princesa durma por cem anos. Com toda a certeza, em seu décimo quinto ano, a menina espeta o dedo e cai em um sono mortal, que se espalha rapidamente por todo o reino, até mesmo às moscas na parede. Uma cerca-viva de roseiras cresce ao redor do castelo e, ao longo dos anos, centenas de jovens de terras distantes tentam fazer o seu caminho através das silvas para ‘olhar sobre’ a princesa adormecida.

No entanto, os arbustos são tão grossos que os jovens ficam presos nos espinhos e têm mortes miseráveis e lentas. No centésimo ano, um príncipe cavalga pelas silvas que se transformam em flores e abrem para ele, porque a maldição finalmente acaba. O príncipe encontra a Bela Adormecida e a beija enquanto ela acorda.

6 – Mutilação da Pequena Sereia

6
Original: A pequena sereia mata o príncipe

Na história de Hans Christian Andersen que a Disney baseou seu filme, a língua da pequena sereia é cortada. Ela tem que viver na dor horrível e seus pés sangram sem parar – em seguida, o príncipe se casa com outra mulher. A pequena sereia tem uma escolha; ela pode matar o príncipe e voltar a ser uma sereia, ou se jogar no oceano e morrer. Incapaz de matar o príncipe, ela comete suicídio.

A Pequena Sereia de Andersen é inspirada em um conto chamado Undine, por Friedrich de la Motte Fouqué. Em Undine, um cavaleiro se casa com um espírito de água e ela recebe uma alma humana. Os parentes espirituais de Undine são travessos e, por vezes, muito malvados, e começam a complicar o casamento. Não ajuda nada quando Undine permite que a ex-namorada de seu marido, Bertilda – ex que também é sua meio-irmã – viva com eles no castelo. O cavaleiro se apaixona por Bertilda, e os dois começam a tratar Undine mal, deixando seu tio, um poderoso espírito da água, muito zangado.

Undine comete suicídio jogando-se em um rio caudaloso para salvar seu marido e Bertilda da ira de seu tio. Ela perde sua alma humana e torna-se um espírito novo. O cavaleiro acredita que ela está morta e se casa com Bertilda, mas este é um grande erro, se você já foi casado com um espírito de água. Undine é forçada por protocolo de espírito a voltar em sua forma de ninfa da água e matar seu ex-marido! Depois que ele está enterrado, uma pequena corrente aparece e circunda a sua sepultura; assim, Undine e o cavaleiro permanecem juntos para sempre na morte.

5 – Branca de Neve torturada

5
Original: Branca de Neve é torturada e transformada em escrava

No conto dos irmãos Grimm, a malvada Rainha ordena que um caçador traga os pulmões e o fígado de Branca de Neve, como prova da morte da princesa. O caçador traz de volta as entranhas de um porco e a Rainha, acreditando que sejam o fígado e os pulmões de Branca de Neve, avidamente devora os órgãos brilhantes.

A Rainha tenta matar Branca de Neve três vezes: primeiro ela aperta o espartilho de Branca de Neve tão apertado que ela desmaia. Segundo ela escova seus cabelo com um pente envenenado, o que faz com que ela caia em um sono mortal, os anões removem o pente e ela desperta. Finalmente, a rainha envenena uma maçã que Branca de Neve come e aparentemente morre. Os anões colocam seu cadáver em um caixão de vidro, onde um príncipe passando a encontra e decide levá-la para casa com ele. À medida que o caixão é movido, oa pedaço de maçã cai da sua garganta e ela acorda. No casamento, a rainha é colocada em sapatos de ferro em brasa e é obrigada a dançar até que morra.

4 – O auto-sacrifício de Hércules

4
Original: Hercules se queima vivo

Zeus se disfarça de um homem chamado Amphitryon. Por quê? Para que pudesse ter relações sexuais com Alcmena, esposa de Amphitryon! Zeus engravida Alcmena após estuprá-la. O verdadeiro Amphitryon faz sexo com Alcmena na mesma noite e também a engravida, assim, ela está grávida de dois bebês de pais diferentes! (Isso é fisicamente possível aliás.) Um dos gêmeos (o filho de Zeus) é Heracles (esta foi a ortografia original, que significa “Glória de Hera.” Foi-lhe dado este nome praticamente só para irritar Hera).

Quando Heracles cresce, ele se torna um grande guerreiro e se casa com a bela princesa Megara. Eles têm dois lindos bebês que Heracles mata quando ele é levado à loucura temporária por Hera. Algumas mitologias dizem que Heracles também matou Megara, outros dizem que ele lhe deu para Iolaus, que não era apenas sobrinha de Heracles, mas também a sua jovem amante!

Mais tarde, quando o centauro Nessus tenta estuprar a quarta esposa de Heracles, Dejanira, Heracles atira nele com flechas envenenadas com o sangue da Hidra. Quando ele morre, Nessus diz a Dejanira para coletar seu sangue e sêmen derramados e usá-los como uma poção do amor. Quando Dejanira finalmente começa a se preocupar com a fidelidade de Heracles, ela espalha a poção em uma túnica sacrificial que Heracles depois usa.

O veneno da Hidra começa a queimar Heracles e ele rasga a camisa, mas sua pele també é arrancada, expondo seus ossos. Dejanira se enforca em horror. Para acabar com sua agonia insuportável, Heracles tem uma pira funerária construída e seu amigo Filoctetes acende o fogo. Heracles se queima vivo, mas ao invés de morrer, a parte imortal do seu corpo é deixada depois de sua carne humana queimar e Heracles retorna ao Olimpo como um imortal, se reconcilia com Hera e, presumivelmente, vive feliz para sempre.

3 – Morte do Cão e da Raposa

3
Original: A Raposa e o Cão: Todos morrem miseravelmente

Cobre odeia Chef; um cão de caça mais novo e mais rápido que está tomando seu lugar no grupo. Depois que Chef salva seu Mestre de um urso durante uma caçada, ódio e ciúmes crescem de forma constante. Os montes louvam Chef, mas ignoram

Cobre, que se encolhia de medo quando o urso atacou. Tod é uma raposa que se deleita em insultar os cães acorrentados e conduzi-los a um frenesi. Um dia Chef quebra sua corrente e persegue Tod. Tod leva o cão para uma ferrovia e Chef é atropelado por um trem e morre. O Mestre jura vingança e treina Cobre para ignorar todas as outras raposas exceto Tod.

Tod encontra uma raposa com bebês, mas sua família é abatida pelo Mestre. Um inverno, há um surto de raiva entre as raposas, que agora são catadoras. Uma das raposas infectadas ataca um grupo de crianças humanas e o Mestre coloca veneno para tentar matar o maior número de raposas possível. Uma criança humana come o veneno e morre.

Tod escapa de muitas tentativas contra sua vida, mas um dia Cobre caça Tod tão implacavelmente que Tod cai morta de exaustão. Cobre é quase morto, mas as enfermeiras o trazem de volta à saúde. Eles gostam da nova popularidade, mas o Mestre começa a beber novamente e, eventualmente, acaba tendo que ir para um lar de idosos. O Mestre pega sua espingarda e mata Cobre, chorando enquanto faz isso. Fim.

2 – Tortura e morte no Corcunda de Notre Dame

Original: Quasimodo e Esmeralda são torturados e depois morrem

Frollo não tenta soltar o bebê deformado em um poço, como no filme da Disney. No escuro original de Victor Hugo, Frollo resgata o bebê de ser queimado vivo por quatro mulheres que pensam que é um demônio. Frollo adota o bebê e lhe dá o nome de Quasimodo. Frollo, eventualmente, é levado à loucura com a luxúria de dominar uma linda menina cigana de quinze anos chamada Esmeralda e faz Quasimodo sequestrá-la.

Quasimodo é pego em flagrante e preso pelo belo soldado Phoebus, por quem Esmeralda se apaixona. Quasimodo é torturado e deixado exposto no pelourinho. Phoebus (que já está noivo, mas é uma vagabunda total) organiza um “encontro privado” entre ele e Esmeralda, mas Frollo paga Phoebus para deixá-lo se esconder nas sombras e espioná-los. Esmeralda, vencida pelo desejo, desiste de seu voto de castidade para Phoebus, que vai direto ao que interessa. Tomado de ciúmes, Frollo emerge das sombras, esfaqueia Phoebus nas costas e foge. Esmeralda é acusada de tentativa de homicídio, torturada para dar uma confissão falsa em um calabouço subterrâneo, e sentenciada à forca.
Quasimodo a resgata e a leva para Notre Dame, onde Frollo tenta estuprá-la. Depois que Quasimodo intervem novamente, há uma batalha breve e sangrenta durante o qual Frollo diz a ela que vai resgatá-la se ela “der o seu amor para ele.” Ela se recusa e ele a entrega para as tropas. Esmeralda é executada, e Frollo ri histericamente enquanto ela se contorce no fim da corda. Quasimodo em seguida, joga Frollo das alturas de Notre Dame.

Quasimodo então engatinha para a cripta onde os cadáveres dos criminosos executados são deixados para apodrecer e envolve-se em torno do cadáver em decomposição de Esmeralda. Eventualmente, os dois esqueletos são encontrados, envoltos em um abraço eterno.

1 – Pocahontas estuprada e morta

1
Original : Pocahontas foi sequestrada, estuprada e assassinada

Os dois filmes da Disney sobre índios são baseados em contos ingleses esterilizados e falsificados do início da história da colônia de Virgínia. Pocahontas tinha apenas cerca de dez anos, quando Smith fez o primeiro contato com as Powhetans. É verdade que ele foi capturado pela tribo, mas em seu conto original, Smith relata que foi tratado muito gentilmente. Só muitos anos depois, quando o nome de Pocahontas ficou conhecido na Inglaterra, que Smith fabricou a história sobre ela resgatá-lo da execução.

Quando Pocahontas tinha dezessete anos, ela foi capturada pelo inglês e mantida como refém. Seu marido Kokoum foi morto e Pocahontas foi estuprada repetidamente e, conseqüentemente, engravidou. Após muita força, se converteu ao cristianismo, batizou Rebecca e, rapidamente, casou com um agricultor de tabaco inglês chamado John Rolfe para fazer a gravidez parecer legítima. Em 1615 Rolfe viajou para a Inglaterra e Pocahontas em um espartilho foi apresentada ao público como um “símbolo da Virginia selvagem domesticada”.

Depois de dois anos na Inglaterra, começaram sua viagem de volta para Virginia quando Pocahontas começou a vomitar violentamente após o jantar, e começou a convulsionar. Antes mesmo de terem navegado fora do rio Tamisa, Pocahontas morreu, horrivelmente e dolorosamente. Relatos históricos ingleses são “sem certeza da causa da morte”, especulando que ela pode ter sucumbido a pneumonia, tuberculose, ou mesmo varíola. No entanto, em seu livro A História Verdadeira de Pocahontas; O Outro Lado da História, Linwood Custalow e Angela L. Daniel postulam que durante seu tempo na Inglaterra, Pocahontas aprendeu das intenções dos ingleses para obliterar as tribos indígenas nativas e com força tomar suas terras. Com medo de que Pocahontas pudesse revelar suas estratégias políticas, seu assassinato foi rapidamente plotados e ela foi envenenada antes que pudesse chegar em casa e relatar o que tinha aprendido. Pocahontas tinha apenas vinte e dois anos de idade quando morreu.

Fonte: 1


Um comentário: