quinta-feira, 9 de outubro de 2014

15 artistas brasileiros que conquistaram Hollywood

Nem só de norte-americanos vive Hollywood. Pelo contrário: gente de diversas origens são bem-vindas à indústria do entretenimento norte-americano, dedicada a tantos tipos diferentes de produções. Entre tantas nacionalidades, atores e diretores brasileiros vêm ganhando espaço nos EUA. Confira uma seleção com 15 deles:

Rodrigo Santoro é o grande case de sucesso brasileiro no exterior da década de 2000. Chamou a atenção do mundo ao brilhar em 'Bicho de Sete Cabeças' (2001), de Laís Bodanzky, e acabou construindo uma carreira internacionalizada, iniciada com uma participação em 'As Panteras: Detonando' (2003), passando pelo seriado 'Lost' e pelos filmes '300' e '300: A Ascensão do Império'. (Foto: Getty Images)
Responsável pela bem-sucedida franquia 'Tropa de Elite', José Padilha foi contratado para fazer a versão 2014 de 'RoboCop'. Apesar de não ter narrado a experiência como das mais prazerosas de sua carreira, o cineasta também dirige um dos curtas que compõem o longa-metragem internacional 'Rio, Eu Te Amo'. (Foto: Getty Images)
Das telenovelas do horário nobre brasileiro, como 'Gabriela' (1975) e 'Dancin' Days' (1978-79), Sônia Braga foi catapultada para o show business internacional no fim dos anos 80, graças a filmes como 'Gabriela, Cravo e Canela' (1983), em que contracenou com o italiano Marcello Mastroianni (1924-1996), e 'O Beijo da Mulher Aranha' (1985), de Hector Babenco, indicado a quatro Oscars e vencedor de uma estatueta (a de Melhor Ator, para William Hurt). De lá para cá, a paranaense estrelou filmes norte-americanos e participou de diversas séries, como 'Sex and the City', 'CSI: Miami', 'Alias' e 'Ghost Whisperer'. (Foto: Getty Images)
A sobrinha de Sônia, Alice Braga, seguiu os passos internacionais da tia. Entre seus trabalhos "na gringa", estão os longas-metragens 'Elysium', com Wagner Moura, 'Ensaio Sobre a Cegueira', de Fernando Meirelles, e 'Eu Sou a Lenda', em que faz par com Will Smith. (Foto: Getty Images)
Falando em Wager Moura, além de 'Elysium', o baiano também está em 'Rio, Eu Te Amo' e, neste ano, brilhou no Festival de Cinema de Berlim com 'Praia do Futuro', em parte ambientado na capital alemã. O filme chegou a ser indicado ao Urso de Ouro na Berlinale. (Foto: Getty Images)
O paulista Fernando Meirelles já está mais do que acostumado a dirigir filmes marcantes no circuito internacional. Depois de estourar com 'Cidade de Deus' (2002) — vencedor de 64 prêmios e indicado a quatro Oscars —, Meirelles fez 'O Jardineiro Fiel' (2005), que rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a Rachel Weisz, 'Ensaio Sobre a Cegueira' (2008) e uma das partes de 'Rio, Eu Te Amo' (2014). (Foto: Getty Images)
Nem só de futebol e polêmicas vive Pelé. Edson Arantes do Nascimento também estrelou filmes gringos, como 'Fuga Para a Vitória' (1981), com Sylvester Stallone e Michael Caine, 'A Vitória do Mais Fraco' (1983) e 'Hotshot' (1987) (Foto: Reprodução)
Carlos Saldanha fez tanto sucesso com a franquia 'A Era do Gelo' que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação por 'A Aventura Perdida de Scrat', um "spin-off" do desenho protagonizado pelo atrapalhado esquilo. Agora vem se dedicando à sua nova bem-sucedida série cinematográfica, 'Rio', e, claro, participou da direção colaborativa de 'Rio, Eu Te Amo'. (Foto: Getty Images)
Outro diretor brasileiro que vem conquistando os EUA é o recifense Heitor Dhalia. O diretor de 'O Cheiro do Ralo' e 'À Deriva' fez, em 2012, '12 Horas', estrelado por Amanda Seyfried.  (Foto: Getty Images)
A atriz carioca Morena Baccarin mora nos EUA desde que tinha 7 aninhos. Tem no currículo participações nos seriados 'Homeland', 'The Good Wife' e 'The O.C.: Um Estranho no Paraíso'. (Foto: Getty Images)
Outro carioca residente nos EUA desde criança, Bruno Campos participou de séries como 'Will & Grace' e 'Plantão Médico', além de ter dublado o príncipe Naveen na versão original de 'A Princesa e o Sapo' (2009). Chegou ao auge do sucesso como o Dr. Quentin Costa de 'Nip/Tuck'. (Foto: Getty Images)
Além do clássico 'Central do Brasil', finalista do Oscar de 1999 nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (para Fernanda Montenegro), Walter Salles fez filmes muito mais internacionalizados, como 'Diários de Motocicleta' (2004), 'Água Negra' (2005), 'Paris, Te Amo' (de 2006, como diretor de um dos "episódios") e 'Na Estrada' (2012). Recentemente, o Festival de Cinema de Roma anunciou que premiará Salles por sua carreira como cineasta. (Foto: Getty Images)
Maiara Walsh é de Seattle, mas passou parte da infância em São Paulo, cidade natal da mãe, e se considera brasileira, a ponto de visitar o país com frequência. A atriz trabalhou nas séries 'Desperate Housewives', 'The Secret Life of the American Teenager' e 'The Vampire Diaries', e fez filmes para TV. (Foto: Getty Images)
Se no Brasil Márcio Garcia é lembrado como apresentador e ator de novelas, lá fora ele quer se consolidar como diretor. O galã quarentão fez a comédia romântica 'Amor por Acaso' (2010), estrelada por Juliana Paes e Dean Cain (o eterno Super-Homem da série dos anos 90 'Lois & Clark — As Novas Aventuras do Superman'), e o drama 'Angie' (2013), com Camilla Belle e Andy García. (Foto: Divulgação)
Esta lista não ficaria completa sem Carmen Miranda. Nascida em Portugal e criada no Brasil, a cantora estrelou dezenas de produções hollywoodianas, chegando a ser a mulher mais bem paga de todos os EUA no ano de 1944. A ascendente carreira da atriz, que levou ao mundo um estereótipo alegre e dançante da cultura brasileira, foi precocemente interrompida em 5 de agosto de 1955, quando, aos 46 anos, a estrela se apagou, vítima de um colapso cardíaco. (Foto: Domínio Público)
  
Fonte: 1


2 comentários:

  1. Não entendi o Marcio Garcia nessa lista.

    ResponderExcluir
  2. adorei esta tua postagem ...faltando somente (acho eu) a nossa FLORINDA BOLKAN., mas vc foi primoroso meus parabéns aos nossos conterrâneos, espero que mais brasileiros finquem nossa bandeira em terras estrangeiras, demonstrado competência e talento tanto na atuação como na direção.. e sendo recompensados com aclamação pelo público da 7ª arte..que venha o OSCAR...

    ResponderExcluir