quinta-feira, 16 de junho de 2016

Confira 16 filmes sobre Alzheimer para entender melhor a doença

Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, a doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Além disso, a maior parte das vítimas são pessoas idosas. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Hoje em dia, essa doença está cada vez mais presente na mídia, e isso é bom, para alertar e informar as pessoas sobre como tudo pode começar. É extremamente triste ver casos e relatos de pessoas que foram esquecidas por seus pais ou avós, por exemplo.

Esses 16 filmes que separamos, mostram como e o que pode acontecer com essas pessoas que sofrem de Alzheimer. Confira, então, a nossa lista.

Para Lembrar um Grande Amor (1985) | Jeff Bleckner

Para Lembrar um Grande Amor 
Professora de Literatura é indicada para prêmio, mas descobre ser portadora de uma doença que lhe afeta a memória. Com a ajuda do marido, ela consegue superar a crise, justamente quando é divulgado o resultado do concurso.

Tempo de Despertar (1990) | Penny Marshall

Tempo de Despertar 
Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que trabalha para um hospital psiquiátrico. Lá, ele encontra vários pacientes catatônicos, mas Malcolm acredita que eles estejam apenas ‘dormindo’ e apenas poderão ‘despertar’ se tomarem a medicação correta. Depois de alguns testes, Malcolm encontra a quantidade certa de uma droga que estava sendo testada em pacientes com Mal de Parkinson, despertando em alguns pacientes a vida novamente. Mas o que Malcolm não contava era que os efeitos colaterais poderiam ser perigosos demais para todos.

O Filho da Noiva (2001) | Juan José Campanella

O Filho da Noiva 
Rafael é um quarentão que separou-se da esposa há três anos e agora tem uma nova namorada. Também possui uma filha, a quem vai ver sempre que possível com toda liberdade. Ele é dono de um restaurante, propriedade da família há muitos anos, que está passando por uma crise, devido à situação econômica. Seu pai, um sujeito engraçado, de bem com a vida, tem um único arrependimento: não ter se permitido casar-se na igreja, por questão de crença (ou falta dela). E ele decide que já está na hora de fazer isso. O problema é que sua esposa tem Mal de Alzheimer, e mal pode reconhecer sua família.

Iris (2001) | Richard Eyre

Iris richard eyre 
A vida amorosa da novelista Iris Murdoch é contada a partir de duas épocas distintas: na sua juventude (Kate Winslet), quando conhece seu esposo, e na velhice (Judi Dench), quando já está sofrendo do mal de Alzheimer.

Alzheimer Case (2003) | Erik Van Looy

Alzheimer Case 
Vincke e Verstuyft são dois dos melhores detetives da polícia da Antuérpia. Quando se confrontam com o desaparecimento de um oficial de alto escalão e a morte de duas prostitutas, as pistas os levam ao quase aposentado assassino Angelo Ledda (Jan Decleir). Desde quando Ledda começou a mostrar sintomas do mal de Alzheimer, ficou cada vez mais difícil para ele cumprir seus contratos. Quando tem que assassinar uma garota de programa de 12 anos, ele recusa e transforma-se em alvo. Enquanto Vincke e Vertuyft o perseguem e contam os corpos, Ledda tem que fugir de seus empregadores.

Diário de uma Paixão (2004) | Nick Cassavetes

Diário de uma Paixão 
O filme começa em um asilo, onde um bondoso senhor se propõe a ajudar uma paciente com problemas na memória, contando a ela uma bela história de amor sobre dois jovens de classes sociais diferentes separados pela guerra, se reencontrando anos depois para firmar este amor impossível.

Nae meorisokui jiwoogae (2004) | John H. Lee

Nae meorisokui jiwoogae 
Su-jin é uma mulher que está passando por um momento difícil, depois do rompimento com um namorado com quem tinha um relacionamento complicado. Tentando recomeçar a vida, ela por destino conhece Chul-soo, um homem bruto e viciado em trabalho. Mas Su-jin se encanta por ele quando o conhece melhor e os dois acabam de apaixonando. Tempos depois, já casados, os dois parecem estar vivendo o auge de suas vidas, mas o tempo sempre lhe prepara surpresas: Su-jin, que já passara por alguns incidentes antes, começa a ter esquecimentos rotineiros. Procurando ajuda médica, eles descobrem que Sun-jin sofre de uma doença grave e que agora os dois terão de aprender a viver uma nova realidade.

Black (2005) | Sanjay Leela Bhansali

Black filme sanjay leela 
Narra a história de Michelle McNally, uma jovem cega e surda. Por sua deficiência, é uma garota confusa, triste e violenta. Vive, assim, na escuridão. Até que conhece um professor que irá guiá-la a um outro universo, para o qual o conhecimento é a chave. A jovem então encontrará o caminho da luz.

Aurora Borealis (2005) | James C.E. Burke

Aurora Borealis filme 
Um jovem leva uma vida desregrada depois da morte de seus pais. Ele vive se divertindo nas madrugadas e enchendo a cara ao lado de seus amigos, além de sempre trabalhar em empregos de segunda categoria, e ainda assim poucas vezes consegue se manter muito tempo neles. A saúde de seus avós é precária, e ele não tem muitas perspectivas na vida. Porém tudo pode mudar de figura a partir do momento em que ele conhece uma jovem séria, madura, responsável e que sabe o que quer da vida. Os dois logo se apaixonam e se vêem envolvidos em um grande caso de amor. Mas ela está prestes a mudar para a Califórnia. Para seguir sua vida ao lado dela, ele terá de provar que amadureceu e que a vida pode oferecer muito mais do que bebedeiras com amigos.

Longe Dela (2006) | Sarah Polley

Longe Dela filme 
Grant e Fiona formam um casal feliz, que tem sua vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com o mal de Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna numa clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. Fiona está agora afeiçoada por Aubrey, outro paciente da clínica, o que faz com que Grant tenha que se contentar com sua nova condição de amigo ao mesmo tempo em que tenta ajudá-la a se lembrar do passado.

Lovely, Still (2008) | Nik Fackler

Lovely Still 
Robert Malone (Martin Landau) é um senhor que já passa dos 80 anos. Ele vive sozinho e trabalha no supermercado local. Tudo muda quando uma nova vizinha passa a morar na casa da frente. De repente, Robert não está mais sozinho, mas sim na companhia da adorável Mary (Ellen Burstyn). Como um milagre de Natal, Robert e Mary, que já se aproximam do final de suas vidas, se encontram e vivem um amor juvenil, sem inseguranças e jogos de sedução. Como se um relacionamento fosse simples. Mas não é e é exatamente isso que descobrimos na medida em que o filme avança.

The Family That Preys (2008) | Tyler Perry

The Family That Preys 
Charlotte Cartwright (Kathy Bates) é rica e trafega na alta sociedade americana branca. Há anos, no entanto, ela mantém uma fiel amizade com Alice Pratt (Alfre Woodard), uma mulher negra de classe média mas de ideais bastante definidos. De repente, suas vidas entram num redemoinho de confusões quando os filhos de ambas vão revelando um complexo jogo de traições extra-conjugais, práticas imorais nos negócios e até um obscuro caso de paternidade.

Poesia (2010) | Chang-dong Lee

Poesia filme 2010 
Mija, de 66 anos, solitária e batalhadora, amante das flores e da poesia, descobre estar sofrendo de Alzheimer. Além disso, ela descobre que o neto, de quem cuida sozinha, participou do estupro coletivo de uma garota que teria, por esta razão, cometido suicídio.

A Separação (2011) | Asghar Farhadi

A Separacao filme 2011 
Simin e seu marido Nader, estão se preparando para deixar o Irã, com a filha Termeh. Mas Nader, preocupado com seu pai, que sofre de Alzheimer, acaba desistindo da viagem. Decepcionada, Simin, entra com pedido de divórcio, que é negado pela vara de família. Ainda assim, ela decide sair de casa, deixando Termeh, para trás. Sem conseguir lidar com todas essas mudanças, Nader, contrata a jovem Razieh, para cuidar de seu pai doente. Grávida, a moça está trabalhando escondida do marido.

A Dama de Ferro (2011) | Phyllida Lloyd

A Dama de Ferro 
Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeiro-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

Para Sempre Alice (2014) | Richard Glatzer, Wash Westmoreland

Para Sempre Alice 
A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário