terça-feira, 20 de setembro de 2016

Personagens de filmes que foram inspirados em pessoas reais

A vida imita a arte, mas a arte também imita a vida. Muitos autores e roteiristas de Hollywood se inspiraram em pessoas reais para criar personagens que fizeram sucesso nas telonas.

Confira a seguir uma lista com 10 personagens dos cinemas baseados em seres humanos:

Ahmed Ibn Fahdlan
Ahmed Ibn Fahdlan (Foto: Divulgação)
Antonio Banderas deu vida ao embaixador árabe em ‘O 13º Guerreiro’ (1999), filme baseado no romance ‘Devoradores de Mortos’, de Michael Crichton. O personagem interpretado pelo astro viveu durante o século 10 e ficou conhecido por escrever um manuscrito sobre suas viagens como embaixador do califado abássida para a terra dos búlgaros, boa parte do documento é sobre o povo Rus.

Ursula
Ursula (Foto: Divulgação)
A vilã de ‘A Pequena Sereia’ (1989) foi inspirada em uma drag queen chamada Divine, que fez sucesso nos anos 1970 e 80. O ator Harris Glenn Milstead, que dava vida a Divine, morreu um ano antes do lançamento do filme e não pode ver sua versão de seu personagem em desenho.

Johnny Fontane
Johnny Fontane (Foto: Divulgação)
O afilhado de Don Vito Corleone, interpretado por Al Martino em ‘O Poderoso Chefão’ (1972), é um famoso cantor e astro de cinema. O personagem teria sido inspirado em ninguém menos do que Frank Sinatra. Embora nunca tenha sido confirmado, Sinatra teria tido ligações com a máfia.  Nos anos 1950, esses contatos teriam ajudado o cantor a conseguir um papel em ‘A Um Passo da Eternidade’ (1953).

Zorro
Zorro (Foto: Divulgação)
Acredita-se que o personagem de ficção criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley foi inspirado em Joaquín Murrieta, um mexicano que viveu na Califórnia durante o período da febre do ouro. Murrieta foi um mineiro que tentou ganhar a vida honestamente, mas acabou se tornando o líder de um grupo de bandidos que roubava ouro e cometia assassinatos.

Nacho
Nacho (Foto: Divulgação)
Você pode não acreditar, mas o cômico personagem de ‘Nacho Libre’ (2006) também foi inspirado em uma pessoa real. Sergio Gutierrez Benitez foi um padre católico que cuidava de um orfanato em um bairro de Veracruz, no México. Precisando de dinheiro para manter o abrigo em funcionamento, Benitez criou um uniforme e começou a lutar como Fray Tormenta.

Lucy Whitmore
Lucy Whitmore (Foto: Divulgação)
Depois de se envolver em dois acidentes, a inglesa Michelle Philpots passou a sofrer de uma rara amnésia. Ela se lembra do que aconteceu até 1994, mas desde então esquece tudo o que ocorre em um dia na manhã seguinte. A cada novo dia, seu marido mostra um álbum de casamento para convencê-la de que eles são casados. Impossível não relacionar essa história com a de Lucy (Drew Barrymore) em ‘Como se Fosse a Primeira Vez’ (2004).

Frank Costello
Frank Costello (Foto: Divulgação)
O chefe da máfia interpretado por Jack Nicholson, em 'Os Infiltrados' (2006), é baseado em James “Whitey” Bulger, um criminoso que participou de 19 assassinatos e foi nomeado pelo FBI como o segundo homem mais procurado do mundo em 1999, atrás apenas de Osama Bin Laden. Bulger foi o chefe de uma organização criminosa irlandesa situada em Bostos, nos Estados Unidos.

Steve Zissou
Steve Zissou (Foto: Divulgação)
O explorador interpretado por Bill Murray, em ‘A Vida Marinha com Steve Zissou’ (2004), pode ter sido inspirado em um oficial da marinha francesa. Jacques Cousteau foi um oceanógrafo e documentarista que ficou conhecido mundialmente por suas viagens de pesquisa a bordo do Calypso. Cousteau também ganhou fama por criar um equipamento para ajudar mergulhadores a permanecerem submersos por longos períodos de tempo, publicar inúmeros livros e produzir dezenas de documentários. A diferença é que o explorador da vida real nunca perseguiu nenhum tubarão.

Viktor Navorski
Viktor Navorski (Foto: Divulgação)
O filme ‘O Terminal’ (2004) conta a história de um cidadão da Europa Oriental que viaja para Nova York e fica preso no aeroporto quando seu país sofre um golpe de estado. O protagonista – interpretado por Tom Hanks – foi inspirado em Merhan Karimi Nasseri, um refugiado iraniano que viveu 17 anos em um aeroporto de Paris. Nasseri viajava para a Grã-Bretanha, mas ficou preso em Paris quando seus documentos foram roubados. Sem permissão para entrar na França, ele vagou no aeroporto por todos esses anos lendo, escrevendo em seu diário e estudando economia.

Dr. Henry - Indiana Jones
Dr. Henry - Indiana Jones  (Foto: Divulgação)
O explorador mais famoso de Hollywood foi criado por George Lucas como uma homenagem a vários heróis de ação. Mas o personagem também teria sido baseado em Hiram Bingham, um professor de história da América Latina da universidade de Yale. Em 1911, Bingham organizou uma expedição que redescobriu a cidade perdida de Machu Pichu.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário