terça-feira, 18 de abril de 2017

Flagras de bastidores de 10 clássicos do cinema

Antes de assistir a qualquer um destes clássicos cult, tentei imaginar como era por trás dos bastidores. Independente do gênero, seja drama, terror ou comédia, com certeza os sets de filmagens eram mais divertidos do que imaginamos.

De ‘Curtindo a Vida Adoidado’ a ‘Hora do Pesadelo’, essa lista está repleta de imagens dos astros e diretores no making off de seus grandes filmes que foram publicadas nas redes sociais.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Curtindo a Vida Adoidado (1986) (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
As fotos acima foram tiradas na festa de encerramento de ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (1986). É impressionante a habilidade de John Hughes por criar clássicos juvenis. Incluído nesse grupo, além de ‘Clube dos Cinco’ (1985), e, claro, ‘Curtindo a Vida Adoidado’, há ainda os filmes 'Mulher Nota Mil' (1985) e 'Gatinhas e Gatões' (1984). De qualquer maneira, de volta às fotos, Matthew Broderick e Alan Ruck (Ferris Bueller e Cameron Frye) estão de pé, com as bebidas na mão, para assistir ao show. O que exatamente? A estrela Mia Sara (Sloane Peterson) ganhando uma tortada na cara. ‘Curtindo a Vida Adoidado’ foi lançado apenas um ano após ‘Clube dos Cinco’, e ambos alcançaram status de cult, e muitas vezes por meio de grupos totalmente diferentes de pessoas.

Scarface (1983)
Scarface (1983) (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
‘Scarface’ é provavelmente um dos maiores filmes de máfia. E alguns leitores podem não saber que é um remake. E mais do que isso, o filme original é baseado em um livro. Vale a pena notar que o livro, bem como o filme anterior, não compartilham a mesma história que a versão de Brian De Palma de 1983. Cheio de amor, traição, sexo, drogas, imigrantes e assassinatos, Al Pacino traz à vida o personagem viciado em cocaína de Tony Montana. Juntamente com Michelle Pfeiffer, sua esposa troféu, Al Pacino é o astro do filme, do começo ao fim. Na foto acima, o diretor De Palma escuta alguma ideia que Pacino teve para a cena que estão filmando. Dá para notar o branco sob o nariz de Pacino, e no peito de seu terno. Isso é cocaína. Se diminuísse o zoom da câmera, iríamos ver uma montanha de cocaína, parte de uma das cenas mais marcantes do filme.

Clube dos Cinco (1985)
Clube dos Cinco (1985) (Foto: Reprodução)
Aqui está o elenco e equipe de ‘Clube dos Cinco’ passando o tempo na biblioteca em que o longa foi filmado. A verdadeira escola em que o filme foi gravado não era, de fato, a Shermer High (uma escola da ficção, em uma cidade também fictícia em Illinois). Não, tudo foi filmado no recém-fechado Maine North High School. Na foto acima, podemos ver John Hughes descansando no chão, aparentemente trabalhando alguns detalhes com Anthony Michael Hall (o nerd Brian no filme). Talvez a coisa mais maravilhosa sobre este filme é que uma grande parte dele foi completamente improvisada. É claro que Hughes tinha um arco de história que queria seguir, mas a maneira como os atores faziam isso era improvisação. Quão maravilhoso é saber que um clássico cult pode se tornar real em seu drama, simplesmente porque os atores foram autorizados a torná-lo real.

Os Goonies (1985)
Os Goonies (1985) (Foto: Reprodução / YouTube)
Dirigido por Richard Donner, e escrito pelo lendário Steven Spielberg, ‘Os Goonies’ é um dos grandes filmes dos anos 1980 que irá repercutir de uma forma ou de outra por anos. Aqui, Sean Astin segura a claquete brincando de coordenar a cena. As duas crianças na foto acima são Sean Astin e Corey Feldman. As pessoas podem conhecer melhor Sean Astin agora por conta do seu trabalho na trilogia ‘Senhor dos Anéis’, interpretando o papel de Samwise Gamgee. E Corey Feldman pode ser mais conhecido por seu trabalho em outros clássicos cult como ‘Sexta-Feira 13 Parte IV - Capítulo Final’, e o original, e fantástico, ‘Os Garotos Perdidos’. Ambos os filmes são da mesma época que ‘Os Goonies’.

De Volta para o Futuro (1985)
De Volta para o Futuro (1985) (Foto: Pinterest)
Os fãs da franquia ‘De Volta para o Futuro’ reconhecerão pelo menos um pouco dessa foto icônica do primeiro filme (e, de fato, da capa para o primeiro filme). Qual é a grande diferença então? Bom, para começar, eles não estão no estacionamento do Twin Pines Mall nesta foto acima. Eles estão na frente de uma tela azul. Todo o resto foi adicionado na pós-produção, durante a edição. No canto inferior direito, pode-se até mesmo ver o ventilador usado para dar a ilusão de velocidade para a máquina do tempo DeLorean, com picos de 140 km/h para viajar através do tempo.

Laranja Mecânica (1971)
Laranja Mecânica (1971) (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Aqui está uma imagem rara. Alex não está estuprando ou assassinando, ou batendo em qualquer um. Ele nem está aproveitando o som de sua própria voz. Para ser justo, o nome verdadeiro de Alex é Malcolm McDowell, e ele é essencialmente o cara que está em todos os programas já vistos. É incrível que ele não tenha se tornando um grande nome em Hollywood, estrelando mais papéis. Junto a McDowell está o diretor e produtor de ‘Laranja Mecânica’, Stanley Kubrick. Kubrick é o criador de um grande número de filmes clássicos, como ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’, ‘De Olhos Bem Fechados’, ‘O Iluminado’... todos estes são elegíveis para o status de cult, com certeza.

The Rocky Horror Picture Show (1975)
The Rocky Horror Picture Show (1975) (Foto: Tumblr)
Aqui está uma foto de Tim Curry tendo sua maquiagem feita para um dos maiores filmes clássicos de todos os tempos: ‘The Rocky Horror Picture Show’. Não, ele não está realmente morto. Houve, no entanto, uma piada do dia 1º de Abril disseminada por alguém na internet que levou muitos a acreditar que ele estava de fato morto. De qualquer maneira, ‘Rocky Horror’ é talvez um dos mais conhecidos filmes cults de Hollywood.

Os Fantasmas se Divertem (1988)
Os Fantasmas se Divertem (1988) (Foto: Reprodução)
Essa é uma grande cena do filme clássico ‘Os Fantasmas se Divertem’. O interessante desta cena é o fato de que a cabeça cortada de Alec Baldwin fala perfeitamente com Geena Davis. Toda a idéia da cena é que eles assustam a nova família que se mudou para a casa. Claro que a família não pode vê-los (exceto Lydia - interpretada maravilhosamente por Winona Ryder). Os tecnicismos desta cena exigiram um pouco de trabalho de pós-produção, é claro, porque não é como se eles pudessem simplesmente remover a cabeça de Baldwin. Isso pode ter sido feito de várias maneiras. Trabalhando a cena em um fundo verde, e cobrindo o corpo de Baldwin de verde (exceto por sua cabeça). Ou usando uma cabeça fictícia (feita para se parecer com a de Baldwin), que teria então suas falas filmadas separadamente sobrepostas ao boneco após a gravação. Independentemente disso, a cena é hilária. Nesta foto, podemos ver o lendário Tim Burton dirigindo a equipe de filmagem, antes de continuar com a cena.

Cães de Aluguel (1992)
Cães de Aluguel (1992) (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
É claro que Quentin Tarantino tinha que estar nesta lista de uma maneira ou de outra. E um grande número de filmes poderia ser escolhido com certeza. É quase uma certeza que ‘Kill Bill ‘atingirá o status de clássico nos próximos anos, entre outros filmes violentos e afiados de Tarantino. ‘Pulp Fiction’ já é considerado um. Acima, estão os atores Tim Roth e Harvey Keitel que interpretam o Sr. Orange, e o Sr. White, respectivamente, no clássico ‘Cães de Aluguel’. É uma história de camaradagem, e quase uma relação de pai e filho... pelo menos até o final do filme. Usando todo o seu tempo para confortar o ferido Orange, Mr. White até mata seus dois amigos, Joe e Eddy, a fim de salvar seu parceiro. Mas quando Orange revela que ele é de fato o policial disfarçado que os outros dois homens disseram que ele era... bem, as coisas não ficam muito bem. De qualquer forma, é bom saber que, apesar de todo o assassinato sangrento, e da tortura acontecendo ao seu redor, Roth e Keitel ainda são grandes amigos.

A Hora do Pesadelo (1984)
A Hora do Pesadelo (1984) (Foto: Reprodução)
De alguma forma, pensamos que teria sido muito melhor se na claquete estivesse escrito “cena 666” quando esta foto foi tirada, mas as coisas nem sempre funcionam tão perfeitamente. Independentemente disso, talvez não haja nada super emocionante sobre esta foto, mas vamos ser honestos... qualquer foto com Freddy Krueger é muito emocionante. Para alguns, ele ainda é um dos maiores monstros do cinema. O que é dizer muito considerando que o primeiro filme estreou em 1984, e nada daquela época parece muito assustador hoje em dia. Mas Robert Englund, mesmo como a versão final de Freddy através de todas as seqüências, transforma o personagem em algo inesquecível.Até porque os vilões são sempre os personagens mais interessantes para interpretar.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário