sexta-feira, 15 de maio de 2015

20 músicos internacionais que morreram quando tinham 27 anos

O que Kurt Cobain, Amy Winehouse e Jimi Hendrix têm em comum? Ok, todos são aclamados por crítica e público e tiveram enorme importância nos gêneros musicais que atuavam. Mas a coincidência maior é que os três morreram aos 27 anos!

Um estudo da Universidade John Moores, de Liverpool, concluiu que astros do rock e do pop têm níveis mais altos de mortalidade que outros indivíduos. A conclusão de um dos autores da pesquisa, Mark A. Bellis, é que a fama e o estilo de vida hedonista não são os únicos fatores determinantes da morte desses artistas.

Ele descobriu que pouco menos da metade de astros e estrelas que morreram prematuramente tiveram experiências traumáticas na infância, como abuso sexual. Para o pesquisador, esses problemas podem levar ao abuso de drogas, álcool e suicídio na vida adulta.

Compilamos uma lista com 20 músicos internacionais que morreram com essa mesma idade:
Jimi Hendrix (Foto: Getty Images)
Jimi Hendrix: Em 18 de setembro de 1970, o guitarrista foi encontrado inconsciente no apartamento de sua namorada e foi levado para um hospital, onde foi declarado morto. De acordo com os laudos do legista, ele morreu asfixiado pelo próprio vômito, após uma overdose de remédios calmantes e sedativos.
Mia Zapata, ao centro, abraçando os companheiros do The Gits (Foto: Reprodução)
Mia Zapata (The Gits): A moça era vocalista de uma das bandas mais influentes da cena musical punk de Seattle na década de 90. Para se ter uma ideia, bandas como Nirvana, Perl Jam e Heart compareciam aos shows dos Gits. No dia 7 de julho de 1993, Mia foi assaltada, violentada sexualmente e estrangulada até a morte. Somente dez anos depois a polícia descobriu que o assassino era Jesus Mezquia, que já havia cumprido pena por agredir mulheres. Ele foi condenado a 37 anos de prisão.
Robert Johnson (Foto: Reprodução)
Robert Johnson: Dizem por aí que o cantor de blues fez um acordo com o Diabo, negociando sua alma pelo seu sucesso. Até agora, o comandante do submundo nunca veio negar nem confirmar os boatos, mas a habilidade de Johnson realmente surpreende. Restaram apenas algumas fotografias do cantor, que morreu em 16 de agosto de 1938, sem causa aparente. Outro boato relata que ele foi deliberadamente envenenado.
Pete Ham, no canto, à esquerda, e o Badfinger (Foto: Divulgação)
Pete Ham (Badfinger): Guitarrista e um dos membros fundadores da banda de power pop britânica, Pete começou a passar por uma fase difícil, quando a banda atingiu seu auge. Em 1975, ele foi diagnosticado com depressão e passou a apresentar sintomas de doença mental, como a queima de seus braços e mãos com cigarros. Em 24 de abril, ele se enforcou na garagem de sua casa.
Ron, à direita, de chapéu, e o The Grateful Dead (Foto: Divulgação)
Ron "Pigpen" McKernan (The Grateful Dead): Guitarrista, pianista, percussionista e, ocasionalmente, vocalista, o artista foi um dos membros fundadores da banda. Em 8 de março de 1973, ele foi encontrado morto, por causa de uma hemorragia gastrointestinal, que pode ter sido resultado de alcoolismo crônico.
Janis Joplin (Foto: Getty Images)
Janis Joplin: A cantora transcendeua música e se tornou um dos ícones da década de 60. Como muitos contemporâneos, não soube divisar a linha entre diversão inofensiva e vício perigoso. Somente 16 dias depois da morte de Jimi Hendrix, Janis Joplin teve uma overdose de heroína em um querto de hotel, em Hollywood. O empresário da banda, John Cooke, que a encontrou morta, disse que o traficante que servia a cantora havia vendido uma heroína extraordinariamente potente para ela.
D. Boon, à esquerda, e o Minutemen (Foto: Reprodução)
D. Boon (Minutemen): Vocalista e guitarrista de uma das bandas de punk mais influentes da Califórnia, o artista teve uma morte, no mínimo, pitoresca. Em uma viagem que fazia com sua namorada para visitar os pais da moça, D. Boon sentiu uma forte febre. A mulher assumiu o volante e ele foi se deitar nos bancos do carro. Infelizmente, ela adormeceu com a van em movimento e o veículo derrapou e saiu da pista, arremessando o artista para fora do carro, causando sua morte.
Richey Edwards (Foto: Repdrodução)
Richey Edwards (Manic Street Preachers): Guitarrista e compositor, Richey escrevia sobre temas políticos e emocionais, como auto-mutilação, depressão e suicídio. No dia 1º de fevereiro de 1995, ele desapareceu misteriosamente e seu carro foi encontrado abandonado perto da Ponte Severn, conhecida pelo alto número de suicídios. Seu desaparecimento nunca foi esclarecido, mas as pessoas próximas aos artistas garantem que ele não tiraria sua própria vida.
Freaky Tah, acima, à esquerda e os Lost Boyz (Foto: Divulgação)
Freaky Tah (Lost Boyz): Muitos consideram o artista com um dos maiores promotores da hip hop norte-americano. Em 28 de março de 1999, ele foi morto por um assaltante vestindo uma máscara de esqui. Algum tempo depois, a polícia identificou Kelvin Jones como assassino. O homem confessou a culpa e pegou 15 anos de prisão. As autoridades especulam que o crime foi motivado por uma guerra de gangues.
Amy Winheouse (Foto: Getty Images)
Amy Winehouse: Em julho de 2011, a cantora de soul e R&B foi encontrada morta por seu guarda-costas. A autópsia atestou que ela havia bebido, pelo menos, três garrafas de vodka, ao mesmo tempo que estava sofrendo um distúrbio alimentar. Sua trágica morte reacendeu o interesse no “Clube dos 27 anos” e rendeu comparações a Hendrix e Joplin.
Valentin Elizalde (Foto: Reprodução/Youtube)
Valentín Elizalde: O cantor ficou famoso por retratar a dura vida dos moradores da fronteira do México, em suas canções. Sua canção ‘A Mis Enemigos’ foi interpretada pelos membros dos Los Zetas, o mais poderoso sindicato do crime do país, como um insulto ao grupo. Ao sair de um show, em março de 2006, Valentín, seu assistente e seu motorista foram baleados e mortos.
  •  
Dave Alexander, à direita, o segundo de baixo para cima, e o The Stooges (Foto: Divulgação)
Dave Alexander (The Stooges): Baixista de uma das bandas responsáveis por abrir caminho para o punk e o hard rock, Dave foi expulso do grupo pelas brigas que causava nos bastidores e no palco. Cinco anos depois, em fevereiro de 1975, morreu por complicações de seu consumo excessivo de álcool.
Jacob Miller, no centro, com dreads nos cabelos, e o Inner Circle (Foto: Divulgação)
Jacob Miller (Inner Circle): As coisas estavam dando muito certo para o cantor, líder da banda de reggae Inner Circle. Sua carreira decolou e ele estava se preparando para uma turnê com a banda The Wailers e com ninguém menos que Bob Marley. Tragicamente, Jacob sofreu um acidente de carro e perdeu a vida, em março de 1980.
Chris Bell, à esquerda, olhando para o lado e o Big Star (Foto: Reprodução)
Chris Bell (Big Star): Vocalista e guitarrista de uma das mais influentes bandas de power pop de todos os tempos, que influenciou grupos como REM e The Replacements, Chris morreu em um acidente de carro. Em 27 de dezembro de 1978, ele perdeu o controle de seu veículo e colidiu, fatalmente, com um poste.
Brian Jones (Foto: Creative Commons)
Brian Jones (Rolling Stones): No dia 3 de julho de 1969, o guitarrista e membro fundador dos Rolling Stones encontrado morto no fundo de sua piscina. De acordo com a autópsia, anos de abuso de álcool e drogas aumentaram severamente o tamanho de seu fígado e coração, causando um colapso. À época, muitos não aceitaram a explicação oficial e supuseram até que ele tinha sido assassinado. Em 2009, a polícia do condado de Sussex reexaminou o caso e comprovou que os relatórios estavam, indiscutivelmente, corretos.
Dickie Pride (Foto: Divulgação)
Dickie Pride: O cantor fez uma série de elogiados shows na década de 1960 e, apesar de não vender tantos discos, tinha um talento elogiado. Perto do fim dos anos 60, ele começou a enfrentar problemas mentais e a consumir drogas pesadas. Em 1967, foi internado em um hospício e passou por uma lobotomia, à qual, milagrosamente, sobreviveu sem sequelas. Por algum tempo, ele parecia bem e curado de seus vícios. Porém, em 26 de março de 1969, ele foi encontrado morto, depois de ingerir um coquetel de drogas ilícitas.
Alan Wilson, em pé, no centro, e o Canned Heat (Foto: Divulgação)
Alan Wilson (Canned Heat): Vocalista de uma banda que experimentava uma mistura de rock psicodélico com blues elétrico, Alan era conhecido por ser uma cara tranquilo e introvertido. Quando tinha 27 anos, o cantor se encontrava no fundo do poço emocionalmente e muitos dizem que um cara tão “na dele” não sabia lidar com o reconhecimento que estava recebendo. Em 3 de setembro de 1970, ele foi encontrado morto, vítima de uma overdose de calmantes e sedativos. Foi impossível para a polícia concluir se sua morte foi acidental ou intecional.
Jim Morrison (Foto: Creative Commons)
Jim Morrison (The Doors): Um símbolo do rock psicodélico, Morrison foi encontrado morto na banheira do apartamento que dividia com sua namorada, Pamela Courson. As autoridades não fizeram nenhuma autopsia, o que, até hoje, causa polêmicas e gera teorias obscuras sobre o destino do cantor. A namorada dele supôs que Jim poderia ter cheirado heroína, pensando que era cocaína.
Kristen Pfaff, à esquerda, e a banda Hole (Foto: Reprodução)
Kristen Pfaff (Hole): A baixista se juntou à banda para a gravação do álbum Live Through This, grande sucesso comercial. O guitarrista de Hole, Eric Erlandson, afirmou diversas vezes que a banda deslanchou com a entrada de Kristen. Infelizmente, em 16 de junho de 1994, ela morreu de uma overdose de heróina. Apenas alguns meses antes, a vocalista da banda, Cortney Love, perdeu seu namorado, Kurt Cobain, que também morreu aos 27.
Kurt Cobain (Foto: Getty Images)
Kurt Cobain (Nirvana): Assim como Janis Joplin se tornou um símbolo da década de 60, por sintetizar o sentimento da época, Kurt Cobain virou um símbolo da atitude apática e angustiante dos anos 90. Suas melodias poderosas e letras poéticas lançaram o Nirvana ao estrelato. Porém, o artista não aprendeu a lidar com o sucesso. Sofrendo de depressão grave e viciado em heroína, ele tirou sua própria vida, em 5 de abril de 1994, com um tiro de espingarda de caça na cabeça. O termo “Clube dos 27 anos” nasceu deu uma declaração da mãe de Kurt, Wendy Cobain: “Agora, ele se juntou a esse clube estúpido. Eu disse a ele para não entrar.”

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário