quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Atores e atrizes que tocaram o terror nos bastidores com seu método de atuação

O destaque da comédia ‘Trovão Tropical’ (2008)  é Robert Downey Jr. como Kirk Lazarus, um ator australiano tão obcecado pelo “Método” que ele tinge a sua pele de preto para interpretar um soldado em um filme. Ele passa a falar e agir como um homem negro e quando é perguntado sobre isso, diz: "Eu não saio personagem até o lançamento do DVD". É uma paródia óbvia sobre atores que seguem o famoso “método” e funciona graças à forma como muitos deles levam as coisas muito a sério.

O Método de Atuação refere-se a uma gama de técnicas que visam incentivar performances sinceras e emocionalmente expressivas, em que o ator vive como o próprio personagem para tentar sentir o que acontece com ele e, assim, transformar a atuação em algo mais próximo da realidade. Só que alguns atores acabam levando a técnica a sério demais e quando precisam fazer algum personagem de maior intensidade dramática, as coisas ficam muito complicadas nos bastidores. Confira os casos abaixo:

Jennifer Lawrence
Jennifer Lawrence em 'Joy' (2015) (Foto: Divulgação)
Com apenas 26 anos, Lawrence já é uma estrela da lista A de Hollywood com quatro indicações ao Oscar e uma vitória. Isso mostra seu enorme talento, que muitos de seus colegas de elenco mais velhos dizem ser incrível. Por seu papel de estreia em ‘Inverno da Alma’ (2010), Lawrence passou uma semana nos Montes Ozark aprendendo a caçar animais e retirar sua pele. Isso a ajudou a ganhar o papel de Katniss em ‘Jogos Vorazes’ com Jennifer Lawrence arrasando no arco e flecha (apesar das flechas serem computação gráfica). Para uma cena em que ela e Liam Hemsworth iriam se beijar, Lawrence (sem o conhecimento de Hemsworth) comeu cebolas cruas e peixe para garantir que o beijo fosse desconfortável. Ela também sofreu uma infecção no ouvido e enfrentou algumas lesões. Surgiram relatos de que Lawrence teria entrado tanto na sua personagem do filme ‘Joy’ que ela e o diretor David O. Russell tiveram momentos de brigas e gritarias no set.

Adrien Brody
Adrien Brody em 'O Pianista' (2002) (Foto: Divulgação)
Entrar na mentalidade de um personagem é uma coisa, mas, literalmente, dar a sua vida para ele é outra. Brody era praticamente um desconhecido em Hollywood quando ele assumiu o papel de um músico judeu afetado pelos nazistas em ‘O Pianista’ (2002). Quando tomou conhecimento de como o personagem teve sua vida destruída, Brody decidiu que havia apenas uma maneira de interpretar isso. Ele abriu mão do seu telefone, vendeu seu carro e apartamento e até mesmo rompeu com sua namorada para ir para a Europa. Pressionado pelo diretor Roman Polanski, Brody passava quatro horas por dia tocando piano de verdade para fazer bonito na frente das câmeras. Porque o filme foi rodado em ordem inversa, Brody emagreceu 15 kgs para fazer seu personagem em um campo de concentração, em seguida, ganhou o peso de volta para interpretar o homem mais saudável em flashbacks. Valeu a pena, já que Brody ganhou o Oscar pelo filme.

Heath Ledger
Heath Ledger em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008) (Foto: Divulgação)
É triste pensar que a dedicação de Ledger à sua atuação foi o que levou à sua morte cedo demais. Ele aprendeu a cavalgar para seus papéis em ‘Coração de Cavaleiro’ (2001) e ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ (2005) e alguns acreditam que seu papel de viciado em drogas em ‘Candy’ (2006) o levou a problemas reais. Claro, na sua vez como o Coringa em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008), Ledger se desligou do mundo, viveu isolado em seu apartamento para entrar na mentalidade do personagem maluco. Seu diário mostra rascunhos bagunçados de quando ele tentava capturar a essência de um anarquista completo. Enquanto o resultado foi uma performance fantástica, isso também levou Ledger a buscar consolo em drogas e, com isso, faleceu devido a uma overdose antes do lançamento do filme. Parece errado Ledger não viver para ver seu triunfo final como ator, mas também é uma prova de como o seu desempenho ficou marcado na história como um dos melhores já vistos.

Shia LaBeouf
Shia LaBeouf em ‘Conquistas Perigosas’ (2013) (Foto: Divulgação)
Poucos teriam imaginado que o garoto bobão da série ‘Even Stevens’ iria se transformar em um ator de renome. LaBeouf realmente culpa o uso do “Método” por alguns de seus problemas com a polícia, alegando que sua prisão por furto em uma farmácia de Chicago era apenas "pesquisa" para um personagem. Durante a filmagem de ‘Conquistas Perigosas’ (2013), LaBeouf apareceu no set sob efeito de ácido e quase enforcou o diretor. Enquanto ele nega, há muitos que insistem LaBeouf fez mesmo (de forma real) as suas cenas de sexo no filme ‘Ninfomaníaca’. O mais notável é o drama da Segunda Guerra Mundial ‘Corações de Ferro’ (2014) em que LaBeouf insistiu em não tomar banho para a filmagem de meses de duração já que seu personagem também não poderia tomar. Em vez de usar maquiagem, LaBeouf pegou uma faca e fez cortes em seu próprio rosto para que "lesões" durante o ataque no filme fossem reais. Tais momentos adicionam à reputação selvagem do ator como alguém que pode exagerar um pouco no “método”.

Jared Leto
Jared Leto em ‘Clube de Compras Dallas’ (2013) (Foto: Divulgação)
Para um cara que começou como um ídolo teen em ‘My So-Called Life’, Jared Leto fez a transição para um ator que usa e abusa do “método”. Como muitos de seus colegas de elenco, ele foi para um campo de treinamento real para interpretar um soldado em ‘Além da Linha Vermelha’ (1998) e levou mais a sério do que os outros. Seu papel como um viciado em heroína no filme ‘Réquiem Para um Sonho’ (2000) foi memorável por ele se vestir e agir como um viciado real. Ele perdeu peso e se vestiu com roupas femininas constantemente para o filme ‘Clube de Compras Dallas’ (2013). No entanto, é o seu papel como o Coringa em ‘Esquadrão Suicida’ (2016) que mostrou como Leto realmente entrou na pele do maluco assassino. Ele também assustou seus colegas de elenco, agindo de forma estranha no set, sempre a caráter e enviando "presentes" como ratos mortos e outros itens pessoais aos atores. Leto é respeitado por seu talento, mas alguns acham que ele leva isso um pouco longe demais.

Nicolas Cage
Nicolas Cage em ‘Motoqueiro Fantasma’ (2007) (Foto: Divulgação)
A ideia de Cage como um ator que utiliza o “método” pode parecer risível devido a sua escolha de papéis duvidosos. Mas antes de entrar para o mundo dos blockbusters, Nicolas Cage mostrou que tinha ousadia suficiente para atuar. Por seu papel como soldado no filme ‘Asas da Liberdade’ (1984), Cage teve os dentes da frente removidos, recusando anestésico já que seu personagem não teria anestesia disponível. Cage continua a afirmar que ele não estava realmente bêbado no set do premiado ‘Despedida em Las Vegas’ (1995). No entanto, ele admite ter deixado que o filmassem enquanto estava bêbado para ele saber replicar os padrões de fala e maneirismos. O filme ‘A Outra Face’ (1997) fez Cage estudar cuidadosamente o jeito de John Travolta (muitas vezes sem Travolta estar ciente disso), a fim de replicar o seu jeito de falar e se mexer para a trama de seus personagens trocando identidades. Para ‘Motoqueiro Fantasma’ (2007), Cage pintou seu rosto como um sacerdote vodu e levou relíquias antigas que ele acreditava que poderiam conectá-lo ao mundo espiritual. Ele pode ser visto como uma piada às vezes, mas quando ele quer, consegue entrar de verdade no personagem.

Robert De Niro
Robert De Niro em 'Os Intocáveis' (1987) (Foto: Divulgação)
Alguns dizem que hoje De Niro é uma paródia de si mesmo, simplesmente vivendo por inércia e realizando performances pelo salário. Mas, no seu auge, a dedicação de De Niro à arte era impressionante e foi o que levou ao seu sucesso. Ele aprendeu italiano para interpretou o jovem Don Corleone em ‘O Poderoso Chefão II’ (1974), o papel que fez dele um astro e pelo qual ganhou seu primeiro Oscar. Para ‘Touro Indomável’ (1980), pelo qual ele ganhou seu segundo Oscar, De Niro mudou o peso do enxuto pugilista Ray LaMotta para um homem mais velho com sobrepeso. Ele também entrou em várias lutas reais de boxe e ganhou três delas. ‘Taxi Driver’ (1976) foi o seu mais notável filme e De Niro era um pouco grosseiro no set para entrar no perturbado personagem e ele também lia muito sobre psicopatas. Ele conseguiu ainda uma carteira de motorista de taxi de New York para entender mais o personagem. Para interpretar Al Capone em ‘Os Intocáveis’ (1987), De Niro mais uma vez ganhou peso e ainda vestia o mesmo modelo de cuecas que Capone usava. Para ‘Cabo do Medo’ (1991), De Niro assustou seus companheiros de elenco, pagando para um dentista deixar seus dentes horríveis como os do personagem.

Hilary Swank
Hilary Swank em ‘Menina de Ouro’ (2004) (Foto: Divulgação)
Quando ela foi demitida de ‘Barrados no Baile’, Hilary Swank realmente pensou em parar de atuar. Como isso aconteceu, ela ficou livre para fazer testes para o papel de Teena Brandon, uma mulher fingindo ser um menino em ‘Meninos Não Choram’ (1999). Sabendo que essa era sua grande chance, Swank deu o seu melhor, se vestindo como um homem e saindo na rua assim. Ela ficou tão irreconhecível que os vizinhos que a viam pensavam que Swank era seu irmão de visista. Quando os produtores confrontaram Swank sobre ter mentido em relação à sua idade, ela simplesmente deu de ombros e disse "isso é o que Teena teria feito". A atriz foi recompensada quando os críticos adoraram sua performance, que lhe rendeu o Oscar. Ela foi ainda mais longe para ‘Menina de Ouro’ (2004), treinando duro para seu papel como uma boxeadora, reduzindo sua dieta e sua gordura corporal. Ela realmente sofreu uma infecção por estafilococos, mas recusou-se a procurar tratamento já que sua personagem não faria um. Ela ganhou seu segundo Oscar por esse papel e enquanto não tenha ido a extremos em outros papéis, Swank mostra a dedicação que fez dela uma estrela.

Christian Bale
Christian Bale em  ‘O Operário’ (2004) (Foto: Divulgação)
Christian Bale é famoso por seu temperamento e vai longe demais para entrar nos seus papéis. Para o filme ‘O Operário’ (2004), ele perdeu cerca de 30 kgs, ficando parecido com um esqueleto, o que chocou as pessoas. Ele, então, ganhou todo o peso de volta com músculos para interpretar Batman, em seguida, perdeu novamente por seu papel como um prisioneiro em ‘O Sobrevivente’ (2006). Bale também é bem conhecido por mudar a sua voz, recusando-se a deixar o sotaque do personagem até a produção finalizar o filme. O melhor exemplo é o seu famoso discurso no set de ‘O Exterminador do Futuro - A Salvação’ (2009), Bale enlouqueceu e gritou obscenidades enquanto mantinha seu sotaque americano o tempo todo. Ele ganhou uma barriguinha saliente para o papel em ‘Trapaça’ (2013) e estudou economia para seu papel em ‘A Grande Aposta’ (2015). Ele é um grande astro premiado com o Oscar, mas não é de admirar que algumas pessoas tenham receio de trabalhar com um homem que fica agitado demais durante as gravações.

Dustin Hoffman
Dustin Hoffman em ‘Maratona da Morte’ (1976) (Foto: Divulgação)
Quando Sir Laurence Oliver acha que você está indo um pouco longe demais para um papel, isso diz muito. Hoffman sempre foi conhecido por sua intensidade no set e por levar sua arte a sério. Às vezes, isso foi longe demais. Uma história famosa é quando ele e Meryl Streep estavam se preparando para uma cena difícil em ‘Kramer vs. Kramer’ (1979). Assim que as câmeras estavam prestes a rolar, Hoffman deu um tapa na cara de Streep e, em seguida, entrou em cena como se nada tivesse acontecido, insultando-a para fazê-la “entrar no clima da cena”. Ambos ganharam o Oscar pelo filme, mas Streep nunca mais foi a mesma com Hoffman. Outro episódio conhecido foi quando Hoffman e Oliver estavam filmando o thriller ‘Maratona da Morte’ (1976), Oliver percebeu Hoffman chegando no set abatido e suado. Perguntado por que, Hoffman explicou que para entrar no personagem para a cena, ele ficou acordado durante 72 horas e correu alguns quilômetros. Ao que Laurence Oliver respondeu, "Querido menino, por que você não tenta apenas atuar? É muito mais fácil”. Hoffman também estudou sobre as pessoas com deficiência mental para ‘Rain Man’ (1988) e passou dias andando e falando como seu personagem. Enquanto muitos dizem que longe das câmeras Hoffman é um cara muito legal, quando ele está no set, ele muda completamente.

Joaquin Phoenix
Joaquin Phoenix em 'O Mestre' (2002) (Foto: Divulgação)
O irmão do falecido River Phoenix impressionou desde o início com o seu compromisso aos seus papéis, mas poucos sabiam até onde ele iria. Para interpretar Johnny Cash em ‘Johnny & June’ (2005), Phoenix não apenas estudou as performances do homem. Ele rastreou quem o conhecia, imitou seu jeito de andar e insistiu em falar apenas como Cash no set. Claro, o maior exemplo de Phoenix ter ido longe demais foi em 2009, quando o ator deixou crescer a barba preta longa e começou a fazer aparições públicas bizarras. Isto incluiu uma entrevista desconcertante com David Letterman, em que ele exagerava nas respostas, falou sobre parar de atuar e tantas coisas malucas que seus amigos próximos ficaram preocupados de que ele poderia ter um colapso. Como se viu, foi tudo um grande “ensaio” para o documentário ‘Eu Ainda Estou Aqui’ (2010). Phoenix ganhou elogios pelo papel em ‘O Mestre’ (2012), mas alguns ainda estão preocupados que ele esteja levando as coisas longe demais. Fotos estão sendo divulgadas de gravações do filme ‘You Were Never Really Here’ (2017) e mostram que o ator ganhou mais de 20 kgs para o personagem.

Daniel Day-Lewis
Daniel Day-Lewis em 'Lincoln' (2012) (Foto: Divulgação)
Você pode dividir atores que usam o “método” em duas categorias: Daniel Day-Lewis e todos os outros. A razão pela qual esse ator fica muito tempo “de férias” entre seus filmes (às vezes quatro ou cinco anos) é por causa da maneira como ele não apenas interpreta um papel, ele se torna o papel. Outros atores falam no temor de quão longe Day-Lewis pode chegar e as histórias são lendárias. Por seu papel de paraplégico em ‘Meu Pé Esquerdo’ (1989), pelo qual ele ganhou seu primeiro Oscar, Day-Lewis insistiu em ficar na cadeira de rodas e ser alimentado por outros. Em ‘O Último dos Moicanos’ (1992), ele não só caçou seu próprio alimento, mas só comia o que ele mesmo poderia matar. Ele passou várias noites trancado em confinamento solitário em uma prisão para ‘Em Nome do Pai’ (1993). ‘As Bruxas de Salém’ (1996) o fez construir uma casa colonial e viver nela enquanto se recusava a tomar banho.
Ele pegou pneumonia no set de ‘Gangues de Nova York’ (2002), já que não queria usar um casaco pesado porque não estaria de acordo com o período. Seu papel em ‘Sangue Negro’ (2007), que lhe rendeu o segundo Oscar, assustou o jovem ator Kel O'Neill a ponto de ele deixar o filme e ser substituído por Paul Dano. Ele estudou tudo o que podia sobre Abraham Lincoln para o filme que lhe garantiu seu terceiro Oscar, interpretando o Presidente e ainda falou como ele constantemente nos bastidores. Os boatos em Hollywood são que você não envia um roteiro a Day-Lewis para ele interpretar um assassino em série, a menos que você queira que ele seja preso por assassinato. Embora ninguém possa negar que ele é um dos melhores atores de todos os tempos, a abordagem dele com certeza assuta.

Fonte: 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário